ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SERRA GERAL DE MINAS GERAIS

  • Winne Thainá Oliveira Cantuária
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Aline Marques da Costa
  • Djalma Santos Souza
  • Ernandes Gonçalves Dias
  • Raquel Mendes da Costa

Resumo

A preparação profissional em Educação Física passou por mudanças profundas, propondo á área o desenvolvimento de conceitos e atitudes aos procedimentos adotados em aulas. Muito são os debates ao longo do curso de Educação Física acerca do perfil desses profissionais tanto licenciados quanto bacharelados. Ao ingressar no curso de Educação Física, deparamos com alguns questionamentos sobre a atuação na área em questão, os níveis de satisfação desses profissionais, salários e atuação. Baseados nessa premissa esse estudo pretende traçar um perfil dos profissionais (bacharel e licenciatura) de Educação Física da Serra Geral de Minas gerais. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas a 104 profissionais da Serra Geral, formados em Educação Física, acerca do tema em questão. Após tabulação e análise dos dados percebeu-se que a maioria dos profissionais entrevistados estão atuando na sua área de formação, bem como sentem se valorizados, apesar de achar que seus salários deveriam ser melhorados, pois a pesquisa nos afirma que a maioria ganha entre 1 e 2 salários mínimos, concluímos também que um percentual significativo tem formação continuada, no caso pós-graduação. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar dados para os futuros profissionais, mesmo levando em consideração que o perfil de cada profissional de Educação Física varia de região para região, pois pode depender do modo como trabalha, a forma e o nivel como recebe o salário, entre outros aspectos. Por fim, conclui-se que os profissionais formados em Educação está no perfil considerado “atuantes”, uma vez que estão na sua área de atuação, sentindo se satisfeitos e realizados.

Palavras Chaves: Perfil profissional; Educação Física; Práticas Pedagógicas.

Publicado
2019-02-17