CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO QUE ORIENTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE NERIS MACHADO EM CAXINGÓ/PI

Autores

  • Ana Christina de Sousa Damasceno Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Christiana de Sousa Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Raimundo Nonato Coutinho Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.889

Resumo

 Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com objetivo de analisar as concepções de planejamento que orientam a prática educativa numa escola municipal de Caxingó/PI. A referida pesquisa desenvolveu-se com o uso de entrevistas semiestruturadas das quais participaram cinco professores que atuam em diferentes funções: direção, coordenação e ensino. Os fundamentos teóricos apoiam-se em autores como Paro (1986), Veiga; Fonseca (2001), Franco (2015), Gandin (1998), entre outros. Os dados revelam que é comum aos professores a prática de planejamento individual, orientada mais pelo livro didático adotado em cada ano e menos no que propõe a Secretaria Municipal de Educação, reforçado pela gestão escolar.  Desse modo entendemos que é salutar a promoção de trabalho coletivo, do qual resulte a elaboração de diretrizes gerais do Planejamento Escolar definidas coletivamente, na escola, para que os professores sintam-se cada vez mais responsáveis pela prática pedagógica que lhe cabe desenvolver.

Palavras-chaves: Práticas pedagógicas. Planejamento Escolar. Trabalho coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-23

Como Citar

Damasceno, A. C. de S., Oliveira, C. de S., & Coutinho, R. N. (2019). CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO QUE ORIENTAM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE NERIS MACHADO EM CAXINGÓ/PI. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 178–192. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.889