A CAPACIDADE DE GERAR SOLUÇÕES EFICIENTES E ADEQUADAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Resumo

No ensino de matemática, em qualquer que seja o nível, é fácil perceber diversas inquietações e indagações de alunos sobre sua real aplicabilidade, contextualidade, utilidade e compreensão. Este artigo tem como objetivo encontrar soluções eficientes e adequadas no processo de ensino e a aprendizagem da matemática. No mundo atual é necessário construir e desenvolver novas técnicas de ensino e aprendizagem da matemática que possa estimular o novo em nossos alunos. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares (RICA): Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem. Metodologicamente, partimos de um exercício de observação de um tópico de matemática em uma turma, de 25 alunos, do Curso Médio Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas e os resultados obtidos mostram que o modelo apresentado é bastante eficiente e motivador, gerando no aluno a curiosidade de enfrentar novos desafios no aprendizado da matemática.

Palavras-chave: Ensino de matemática. Raciocínio Lógico. Inteligência Matemática. Criatividade.  Aprendizagem.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC); Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e Professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Publicado
2019-02-24