https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/issue/feed Revista Psicologia & Saberes 2024-02-10T16:11:43-03:00 Sérgio Venancio da Silva psicologiaesaberes@cesmac.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista<strong> Psicologia e Saberes </strong>(online ISSN 2316-1124) é uma publicação que coroa o esforço dos docentes do curso de psicologia do Cesmac em realizar um debate científico amplo. No entanto, este periódico é um registro que vai além disto, pois é um espaço que institui um diálogo entre a subjetividade do conhecimento psicológico e os diversos saberes das outras ciências que também contribuem para o desenvolvimento de uma interdisciplinaridade cada vez mais premente na cultura acadêmica brasileira. Este periódico determina um campo que faz irromper a discussão e a postura crítica que a ciência de forma geral necessita para instigar o desenvolvimento social.</p> https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1582 AURICULOTERAPIA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES: REVISÃO INTEGRATIVA 2024-02-08T12:52:09-03:00 Adriane Duarte Amorim Costa adriane.costa@ifal.edu.br Kristiana Cerqueira Mousinho kristianamousinho@gmail.com Sonia Maria Soares Ferreira Sonia.ferreira@cesmac.edu.br Rivadávia Souza Costa Júnior rivadavia.souza@ifal.edu.br Willams Alves da Silva willams_alves@hotmail.com Renata Guerda de Araújo Santos guerdapsial@gmail.com Bárbara Patrícia da Silva Lima fgabarbaralima@gmail.com <p class="p1">A Saúde Mental dos estudantes se constitui como um fator de vulnerabilidade em seu processo de ensino-aprendizagem, além dos aspectos relacionais que envolvem a relação do sujeito no contexto da formação. <span class="s1">Há estudos que constataram efeitos positivos da auriculoterapia</span>, no cuidado dos sintomas relativos ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono. <span class="s1">Diante desse contexto, a técnica apresenta um crescimento favorável</span>, tendo em vista que a população procura por tratamentos complementares que sejam indolores, não invasivos e que não necessitem de medicação. A pesquisa objetivou descrever a importância da auriculoterapia no contexto do tratamento da saúde mental de estudantes e compreender os preceitos teóricos acerca da auriculoterapia no contexto do tratamento da Saúde Mental de estudantes a partir da análise das evidências científicas presentes na literatura. Trata-se de um Estudo de Revisão Integrativa realizado em nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão definidos. Os resultados apontaram que, nas últimas décadas, tem havido um aumento de interesse na auriculoterapia como método não farmacológico <span class="s1">baseado<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>na<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>medicina tradicional chinesa (MTC</span>) para o tratamento de transtornos mentais, <span class="s1">dentre eles destacam-se ansiedade e depressão</span>.<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>A maioria dos estudos incluídos nesta revisão<span class="Apple-converted-space">&nbsp; </span>baseou-se em métodos de pesquisa quantitativos. Para promover ainda mais a Saúde Mental, recomenda-se a realização de mais estudos qualitativos, a fim de compreender as experiências das pessoas com o cuidado da auriculoterapia. Desta forma, é essencial realizar novas pesquisas que se concentrem nestas áreas para obter mais evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia como ferramenta terapêutica suplementar para melhorar o bem-estar mental.</p> 2024-02-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Psicologia & Saberes