ESTUDOS JURÍDICOS BÁSICOS COMO PRESSUPOSTO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONSCIENTE: TELEOLOGIA DA EDUCAÇÃO SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1988
Resumo
RESUMO: partindo das deficiências apresentadas pela atual formação escolar de nível médio de preparar o indivíduo para o exercício da cidadania, realiza-se, no presente trabalho, uma abordagem acerca das relações teóricas e fáticas hodiernamente existentes entre educação e cidadania no Brasil. Tocando-se a esfera político-democrática da presente realidade social, sustenta-se que estudos básicos de Direito representam um implemento educacional decisivamente direcionado ao aperfeiçoamento da cidadania. Para tanto, defende-se a necessidade da inserção de uma disciplina jurídica básica na matriz curricular do ensino médio, para, assim, proporcionar, aos alunos, conhecimentos essenciais sobre as questões fundamentais do Estado democrático de direito. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Noções de Direito. Cidadania Consciente. RESUMEN: teniendo en cuenta las deficiencias que presenta el actual nivel de escolaridad medio para preparar a las personas para el ejercicio de la ciudadanía, se lleva a cabo en el presente trabajo, un enfoque sobre las relaciones entre la educación y la ciudadanía en el Brasil de hoy. Basado en el análisis de la actual realidad político-social-demócrata, se argumenta que los estudios básicos de la ley representan un importante recurso educativo para el mejoramiento de la ciudadanía. Por lo tanto, se argumenta la necesidad de introducir una disciplina jurídica básica en el currículo escolar para proveer a los estudiantes, los conocimientos esenciales sobre las cuestiones fundamentales del Estado democrático de derecho. PALABRAS CLAVE: Educación. Nociones de Derecho. Ciudadanía Consciente.Downloads
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Publicado
2012-11-16
Como Citar
Barros, A. L. A., & Amaral, A. C. (2012). ESTUDOS JURÍDICOS BÁSICOS COMO PRESSUPOSTO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONSCIENTE: TELEOLOGIA DA EDUCAÇÃO SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1988. Refletindo O Direito, 1(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/refletindo/article/view/84
Edição
Seção
Artigos