FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Francisco Airton Bastos Silva Filho
  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro

Resumo

Pretende-se neste artigo, abordar aspectos teóricos/metodológicos que norteiam os desafios da práxis de uma interculturalidade religiosa no contexto escolar na formação de professores. Trazer o debate acerca desse valor humano e cultural e como deve ser impotante apontá-lo como elemento que deva está presente no currículo e na formação dos profissionais da educação. A partir desse ponto, levantar pontes sobre essa práxis no contexto escolar, tendo a educação como ferramenta libertadora que disciplina valoriza o protagnismo dos seus agentes culturais (corpo docente, discente, etc). A observação às leis e normatizações referestes ao tema, estarão na abordagem dessa escrita, pautando sempre o ser e fazer docente, como incentivador sensível ao protagonismo e a capacidade que possui seu corpo discente, dimensão desse ser e fazer, da “learnability” ou a capacidade de aprendizado desses sujeitos que são autônomos, que trazem na bagagem epstemologica sua religião e crenças, são buscadores e detentores do conhecimento tecnológico, questionadores, que adquirem novas linguagens, culturas, informação e novas aprendizagens seja dentro dos muros da escola e fora deles.

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Bastos Silva Filho, F. A., & Cordeiro, C. P. B. S. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS): DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 7(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1703