EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL

BREVE ANÁLISE CRÍTICO-LEGISLATIVA

Autores

  • Joyce de Oliveira Bezerra
  • Maria Juliana Dionísio de Freitas
  • Fabiano Lucio de Almeida Silva
  • Priscila Vieira do Nascimento

Resumo

Este trabalho tem como objeto de análise legislações que trazem em seus textos previsões expressas sobre o direito à educação tanto no cenário nacional quanto no cenário internacional, estabelecendo as necessárias conexões teórico-críticas sobre esse direito considerado fundamental e sobre como tem se dado recentemente o acesso à educação no Brasil na atual conjuntura. São apresentados documentos com status de tratado como a Declaração Universal de Direitos Humanos, no plano de proteção global e o Protocolo de São Salvador no plano regional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. No plano interno, traz-se a previsão constitucional do direito à educação, fazendo-se os devidos destaques para os princípios, divisões de competências federativas e o caráter social desse direito fundamental. Por fim, são trazidos números sobre educação no Brasil fornecidos pelo PNAD entre os anos 2018 e 2019, demonstrando que o acesso à educação tem sexo, cor de pele definido e é regionalizado.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

de Oliveira Bezerra, J., Dionísio de Freitas, M. J., de Almeida Silva, F. L., & Vieira do Nascimento, P. (2024). EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL: BREVE ANÁLISE CRÍTICO-LEGISLATIVA. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 8(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1780