DIREITOS HUMANOS E FILOSOFIA

UMA VISÃO HUMANÍSTICA E EQUITATIVA DA ESCOLARIZAÇÃO EM CLASSES HOSPITALARES

Autores

  • Renata Souza de Lima
  • Edna Cristina do Prado
  • Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Resumo

O estudo em tela pretende estabelecer aproximações sobre a teoria do Contrato Social, o Humanismo e a Equidade, considerando os aspectos relevantes para a educação inclusiva e equitativa em classes hospitalares à luz dos Direitos Humanos. Buscou-se ainda, a partir do estudo bibliográfico como procedimento metodológico, compreender as Classes Hospitalares como meio constituinte dos postulados dos Direitos Humanos e Fundamentais em uma perspectiva filosófica e humana. O referencial teórico fundamenta-se em Hobbes (1997); Locke (1973); Rousseau (1754 – 2010); Arendt (2007); Lévinas (2012); Rawls (2000 – 2003). Considera-se ainda que esse estudo reafirmou que a educação é um direito de todos e que o fenômeno educativo deve ser acessível e flexível aos sujeitos em um sentido equitativo.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Souza de Lima, R., do Prado, E. C., & Lana Lisiêr de Lima Palmeira. (2024). DIREITOS HUMANOS E FILOSOFIA: UMA VISÃO HUMANÍSTICA E EQUITATIVA DA ESCOLARIZAÇÃO EM CLASSES HOSPITALARES. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 8(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1794