O MODELO EDUCACIONAL DE THOMAS JEFFERSON E OS DIREITOS HUMANOS

radicais de formação, legado contemporâneo e formas de aprimoramento

Autores/as

  • Felipe Rebêlo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo estudar a concepção jeffersoniana de educação, as políticas públicas construídas com base nela e sua influência na contemporaneidade, tendo-se como pano de fundo o suporte aos direitos humanos. Adotando-se o método hipotético-dedutivo, aborda-se, em sequência, um conceito de educação que conglobe os matizes pública e privada, as propostas legislativas e de políticas públicas eivadas por Jefferson em vida na seara educacional e, por fim, a aplicabilidade, concreção e desafios de seu pensamento científico educacional nos dias atuais. Com base nos dados recolhidos, é possível o adentro conclusivo de que o modelo educacional jeffersoniano ainda resta patente em inúmeras instituições de ensino, alimentando projetos de remodelação legislativos que congracem a educação como realização dos direitos humanos, em uma perspectiva que amplie o foco da educação para além dos ditames impostos pelo mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Rebêlo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Advogado e Professor nos cursos lato sensu em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Corpo Editorial do Journal of Political Science and International Relations. E-mail: felipe.rebelo76@gmail.com.

Publicado

2025-12-09

Cómo citar

Rebêlo, F. (2025). O MODELO EDUCACIONAL DE THOMAS JEFFERSON E OS DIREITOS HUMANOS: radicais de formação, legado contemporâneo e formas de aprimoramento. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 9(1), 44–69. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1877