O ATO POÉTICO DE ENHEDUANNA

um estudo literário e psicanalítico sobre o que transborda de uma escrita feminina

Autores/as

Resumen

Este artigo analisa o poema "A Exaltação de Inana", de Enheduana, articulando literatura e psicanálise para compreender o modo como o corpo feminino, inscrito poeticamente, opera como ato de resistência e subversão cultural. A representação simbólica do corpo em Enheduana inaugura um espaço de fala para a experiência feminina no contexto mesopotâmico, deslocando os discursos hegemônicos sobre a mulher e abrindo novas possibilidades de subjetivação na história da literatura. Ao explorar o corpo como território de inscrição simbólica, a escrita de Enheduana tensiona o silenciamento histórico das mulheres, investindo a palavra de potência política e estética. A partir da psicanálise, discute-se como o gesto poético transforma o corpo em lugar de elaboração de sentidos, dignificando a experiência feminina e reposicionando-a no campo do desejo, da criação e da linguagem. Assim, o poema evidencia que a escrita de Enheduana não apenas expressa uma vivência singular, mas também produz um marco cultural capaz de questionar normas sociais e inaugurar novas leituras sobre o corpo e a autoria feminina. A pesquisa demonstra a relevância desse processo para os estudos literários e psicanalíticos, sugerindo que a poesia de Enheduana opera como ato fundador de resistência simbólica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wildicleia de Oliveira Santos Lopes, Faculdade Cesmac do Sertão

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pós-graduada em Clínica psicanalítica pelo Centro Universitário CESMAC, Graduada em psicologia pelo Centro Universitário CESMAC. Docente no curso de psicologia CESMAC do Agreste. Membra do NAE (núcleo de apoio extensão) Cemac do Agreste. Psicanalista membra do Fórum de psicanálise do campo lacaniano Alagoas (FCL-AL/ IF - EPFCL-Brasil). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3486-8361. E-mail: wildicleiapsi@gmail.com.

Publicado

2025-12-09

Cómo citar

de Oliveira Santos Lopes, W. (2025). O ATO POÉTICO DE ENHEDUANNA: um estudo literário e psicanalítico sobre o que transborda de uma escrita feminina. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 9(1), 275–283. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/2087