Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS OBEDECERÁ AOS SEGUINTES PRINCIPIOS:
1. Recebimento de artigo, resenha de livros ou entrevistas. Os trabalhos deverão ser encaminhados através dessa plataforma
2. Distribuição para parecer.
3. Encaminhamento do parecer para a reunião do conselho editorial para decisão final.
4. Informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulação ou correção (neste caso, é definido um prazo de 07 dias, findo o qual o artigo é desconsiderado, caso o autor não o reformule).
4.1 Os eventuais comentários dos avaliadores são enviados ao autor para revisão ou incorporação ao texto. Nesses casos, a inclusão de revisões sinalizadas pelo parecerista é requisito para sua publicação.
5. Direitos autorais: a aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos autorais de publicação nesta revista, a qual terá permissão de publicá-los. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores.
6. Publicação.
7. Nota: não haverá banco de arquivos para os números seguintes. O autor que desejar publicar deverá encaminhar seu texto a cada número da Revista..
-
SERÃO ACEITOS TRABALHOS PARA AS SEGUINTES SEÇÕES:
Artigos: análise de um tema proposto, levando ao questionamento e/ou a novas elaborações desse tema e contendo resultados de uma pesquisa científica em que se apontam teorias, dados, métodos e resultados acerca do assunto proposto a partir de uma bibliografia e embasamento teórico pertinentes. O texto deve conter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.
Resenhas: exposição de opiniões críticas do autor acerca da qualidade de determinada obra voltada para área de letras e/ou Educação, seja tal obra de caráter artístico ou acadêmico (como livros, teses, dissertações, exposições de arte ou obras filmográficas), com informações e análises desses produtos sociais que circulam em nosso meio. O texto deve conter entre 5.000 e 7.500 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas e notas.
Entrevistas: abordagem de personalidades com notório saber no meio em que transitam, envolvendo temas voltados à arte em geral e/ou educação. O texto deve ter entre 5.000 e 7.500 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas e notas.
Ensaios: apresentação relevância para a comunidade científica no aspecto teórico e acadêmico, contendo referências de qualidade e que façam sentido em meio às discussões e criando discussões e novos posicionamentos, podendo assim, fomentar outros debates. O texto deve conter entre 7 e 9 mil caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas e notas.
-
APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS:
FORMATAÇÃO: os textos devem respeitar o número de caracteres designados de acordo com sua classificação, em tamanho A4, letra Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, margens 2 cm, sem espaçamento entre parágrafos. A primeira lauda do texto original deve conter o título do trabalho, nome completo do autor (se for único) ou dos autores (no caso de coautoria), biografia(s) e seu(s) respectivo(s) endereço(s) completo(s), essas informações não serão contabilizadas dentro do espaço de caracteres necessários da publicação. As demais páginas devem ser numeradas consecutivamente, a partir de 2.
ILUSTRAÇÕES: o número de figuras (quadros, gráficos, imagens, esquemas) deverá ser mínimo (máximo de 02 por artigo) e devem vir em separado em arquivo JPEG nomeados Fig. 1, Fig. 2 e indicadas no corpo do texto o local dessas Fig.1, Fig. 2., sucessivamente. As ilustrações devem trazer abaixo um título ou legenda com a indicação da fonte, quando houver.
CITAÇÕES NO TEXTO: as citações de outros autores que excederem 3 linhas devem vir em parágrafo recuado de acordo com normas da ABNT. Os títulos de textos citados devem vir em itálico (sem aspas), com nomes e sobrenomes dos autores em formato ABNT seguidos do ano e página da publicação entre parênteses.
CITA ÇÕES DO TEXTO NAS NOTAS: As citações de autores devem ser feitas por meio do último sobrenome seguido do ano de publicação do trabalho. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a citação deve ser acrescida da página citada. As citações de obras antigas e reeditadas devem ser feitas da seguinte maneira: Kraepelin (1899/1999); No caso de citação de artigo de autoria múltipla, as normas são as seguintes: A) até três autores - o sobrenome de todos os autores é mencionado em todas as citações, usando “e” ou “&”, conforme exemplo (Pollo & Rossi & Martielo, 1997).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: deve-se seguir as normas ABNT vigentes na data da submissão.
Os casos não citados aqui devem seguir as normas da ABNT vigentes na data da submissão.
ORIENTAÇÕES GERAIS: Cada artigo deve estar acompanhado por resumos em português e inglês ou espanhol de até 250 palavras. Ademais, deve apresentar cinco palavras-chave nos dois idiomas.
As palavras em outros idiomas que estejam no texto devem ser escritas em itálico.
No caso de utilização de siglas ou acrónimos, deve constar seu nome por extenso na primeira vez que aparecer no texto. Posteriormente, é suficiente sua versão abreviada.
-
Condição para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A Revista Entrelinhas aceita em "Fluxo contínuo" contribuições de profissionais com notória experiência nos assuntos da revista ou com títulos de Mestre ou Doutor, para as sessões “Artigo” e “Ensaios”. Graduandos e pós-graduandos podem apresentar manuscritos apenas em coautoria com Mestres, Doutores ou profissionais com notória experiência. Excepcionalmente, no caso dos "Dossiês temáticos", a publicação aceita também contribuições cujos autores principais sejam Doutorandos, Mestres, profissional de notório saber e/ou pesquisadores do assunto específico do número. As sessões “Entrevista” e “Resenhas” admitem como autores Graduados, Mestres e Doutores.
Artigos
Análise de um tema proposto, levando ao questionamento e/ou a novas elaborações desse tema e contendo resultados de uma pesquisa científica em que se apontam teorias, dados, métodos e resultados acerca do assunto proposto a partir de uma bibliografia e embasamento teórico pertinentes.
Dossiê
Edições temáticas da revista voltada a um conteúdo ou personalidade específica.
Entrevistas
abordagem de personalidades com notório saber no meio em que transitam, envolvendo temas voltados à arte em geral e/ou educação.
Resenhas
Exposição de opiniões críticas do autor acerca da qualidade de determinada obra voltada para área de letras e/ou Educação, seja tal obra de caráter artístico ou acadêmico (como livros, teses, dissertações, exposições de arte ou obras filmográficas), com informações e análises desses produtos sociais que circulam em nosso meio.
Ensaios
Apresentação de relevância para a comunidade científica no aspecto teórico e acadêmico, contendo referências de qualidade e que façam sentido em meio às discussões e criando discussões e novos posicionamentos, podendo assim, fomentar outros debates
Declaração de Direito Autoral
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Entrelinhas. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores.