A EFICÁCIA DA LEGISLAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Carla Priscilla B. Santos Cordeiro
  • Ivana Attanasio Andrade
  • Orlando Rocha Filho
  • Valkiria Malta Gaia Ferreira

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender se a legislação sobre o transtorno do espectro autista, em termos de sua eficácia social. Como problema, questiona-se se, além de efetiva, existem políticas públicas voltadas a concretização dessa legislação. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória e documental, com a análise ampla de manuais diagnósticos e da legislação brasileira. Como resultados, a pesquisa revelou que as normas jurídicas existentes, para a proteção das pessoas com TEA, tem eficácia jurídica e social, na medida em que esses direitos além de poderem ser exigidos, tem sido objeto constante de preocupações e políticas públicas em nível federal, estadual e local, mas esses direitos precisam da ampliação de investimentos em sua realização para sua máxima efetividade.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Cordeiro, C. P. B. S., Attanasio Andrade, I., Rocha Filho, O., & Malta Gaia Ferreira, V. (2024). A EFICÁCIA DA LEGISLAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Eletrônica Direito E Conhecimento, 8(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/dec/article/view/1782