RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM MARECHAL DEODORO-AL

Autores

  • Pamela Jéssica Alves dos Santos Curso de Pedagogia Cesmac EAD
  • Fernanda Waléria Rede Estadual de Educação de Alagoas
  • Sérgio Venancio da Silva Centro Universitário Cesmac
  • Edileine Vieira Machado da Silva Centro Universitário Cesmac

Resumo

Este relato de experiência apresenta a vivência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia em um Programa de Residência Pedagógica (PRP) e CAPES, realizado entre o período de novembro de 2022 a dezembro de 2023, em uma escola pública de Marechal Deodoro-AL O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do programa a partir da visão como residente. O objetivo deste relato é explicita a percepção da realidade no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática. A metodologia desenvolvida é a partir das narrativas dos residentes. Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares equipe – e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

Santos, P. J. A. dos, Waléria, F., Silva, S. V. da, & Silva, E. V. M. da. (2024). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: : REFLEXÕES E APRENDIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM MARECHAL DEODORO-AL . REVISTA ENTRELINHAS, 2(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1769

Edição

Seção

Relato de Experiência