RELATO DE EXPERIÊNCIA:

Projeto de Residência Pedagógica na Escola Municipal Professora Maria Petronila de Gouvêa

Autores

  • Marilene Siqueira de Miranda Centro Universitário Cesmac
  • Sérgio Venancio da Silva Centro Universitário Cesmac
  • Edileine Vieira Machado da Silva Centro Universitário Cesmac
  • José Genildo da Silva Rede Estadual de Educação de Alagoas

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado durante o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário CESMAC/AL. O programa visa integrar o acadêmico de Letras ao contexto escolar, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na formação docente com a realidade prática do ensino. A experiência foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Petronila de Gouvêa, localizada no município de Marechal Deodoro - AL, no período de agosto de 2023 a abril de 2024. O objetivo deste relato é descrever as contribuições que o Programa Residência Pedagógica ofereceu à minha formação como acadêmica, especialmente no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos. Durante o estágio, tive a oportunidade de colaborar com o planejamento e a execução das atividades pedagógicas, acompanhando o professor preceptor e desenvolvendo estratégias metodológicas adequadas às necessidades dos alunos. A prática pedagógica permitiu uma análise reflexiva da relação entre teoria e prática. A experiência evidenciou a importância de fundamentar a prática docente em teorias educacionais, o que facilita a escolha de estratégias metodológicas apropriadas e proporciona subsídios para compreender e melhorar o desempenho dos estudantes. As atividades em sala de aula, alinhadas ao plano de ensino do professor titular, possibilitaram traçar estratégias que esclareceram os objetivos e resultados esperados com o desenvolvimento das atividades. Observou-se que a utilização de métodos como leitura, produção de textos, dinâmicas e interpretação textual, aliada a um maior diálogo entre os alunos, favoreceu uma reflexão mais profunda sobre a conexão entre teoria e prática. Além disso, a interação sociocultural respeitando as diferenças e culturas dos alunos demonstrou ser fundamental para o enriquecimento pedagógico. A experiência revelou que o planejamento e a execução das aulas são processos dinâmicos que exigem estudo e reflexão contínua. O aprendizado obtido destacou que planejar é uma forma de estudar e que a adoção de práticas pedagógicas eficazes é essencial para alcançar os objetivos educacionais em um contexto real.

Palavras – chaves: Prática Pedagógica. Aprendizagem. Interação socioemocional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Miranda, M. S. de, Silva, S. V. da, Silva, E. V. M. da, & Silva, J. G. da. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA: : Projeto de Residência Pedagógica na Escola Municipal Professora Maria Petronila de Gouvêa. REVISTA ENTRELINHAS, 2(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/entrelinhas/article/view/1776

Edição

Seção

Relato de Experiência