Adaptação Acadêmica de Alunos de Psicologia ao Ensino Superior: Proposta de Intervenção e Avaliação

Autores

  • Evanisa Helena Maio Brum Centro Universitário Cesmac
  • Marco Antonio Pereira Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.3333/rps.v9i14.1095

Palavras-chave:

estudante; universidade; intervenção; depressão; ansiedade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar intervenções grupais de terapia comunitária, psicodrama e psicologia positiva que objetivaram promover a adaptação acadêmica de estudantes universitários, em sua maioria de primeira geração. Para tanto, foram realizadas avaliações da adaptação acadêmica (QVA-r), ansiedade (BAI) e depressão (BDI) antes e depois das intervenções. Participaram deste estudo 86 alunos de um curso de Psicologia do Sul do Brasil. Os resultados revelaram que as intervenções de terapia comunitária e psicodrama foram significativas do ponto de vista estatístico para àqueles alunos que apresentavam indicadores de ansiedade ou depressão. A intervenção de psicologia positiva foi significativa para dirimir a ansiedade. Desta forma, espera-se que esses resultados possam alertar os gestores de instituições de ensino superior sobre a importância de realizar intervenções grupais com foco em questões psicológicas, as quais vêm sendo consideradas preditivas de performance acadêmica e permanência de alunos.

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Biografia do Autor

Evanisa Helena Maio Brum, Centro Universitário Cesmac

Psicóloga e Pós-Doutora em Psicologia

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Brum, E. H. M., & Teixeira, M. A. P. . (2020). Adaptação Acadêmica de Alunos de Psicologia ao Ensino Superior: Proposta de Intervenção e Avaliação. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 41–58. https://doi.org/10.3333/rps.v9i14.1095