Itinerário terapêutico percorrido por mães de filhos com transtorno de espectro autista

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Relações Mãe-Filho, Saúde Pública

Resumo

O presente estudo avaliou o itinerário terapêutico percorrido por três mães de filhos autistas residentes em um município do sul catarinense. O instrumento de coleta inclui dois roteiros de entrevistas: um questionário estruturado, buscando obter informações socioeconômicas e um roteiro de entrevista semiestruturado, com base em dois instrumentos validados. Os resultados da classificação econômica indicaram que duas das mães pertencem à classe a 4-C1 e a outra a classe 2-B1. Foram avaliados três núcleos temáticos: a percepção da diferença comportamental do filho, o itinerário da descoberta e compreensão do autismo e a convivialidade com o espectro autista. Nesse estudo, foi possível identificar dificuldades na descoberta do autismo, e de alguma forma, identificar roteiros mais efetivos no auxílio às mães com filhos autistas residente no município envolvido.

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Biografia do Autor

Gabriela de Oliveira Ramos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Acadêmica de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Rafael Zaneripe de Souza Nunes, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Psicólogo graduado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Residente em Saúde Coletiva na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 

Marieli Mezari Vitali, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Andressa Martins da Costa, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduação em Odontologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Residente em Saúde Coletiva na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

André Costa de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Professor da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Pós-graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Leonardo Da Vinci (Uniasselvi). 

Jacks Soratto, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Marco Antônio da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor vinculado ao curso de nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

de Oliveira Ramos, G. ., Zaneripe de Souza Nunes, R. ., Mezari Vitali, M. ., Martins da Costa, A. ., Costa de Oliveira, A. ., Soratto, J. ., & da Silva, M. A. . (2020). Itinerário terapêutico percorrido por mães de filhos com transtorno de espectro autista. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 39–53. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1123