Avaliação Matemática nos 8 º Anos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy

Autores

  • Lydjane Fernandes da Cruz Universidade do Estado do Amazonas
  • João Lúcio Campos da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rodrigo Tavares Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Avaliação, Métodos Avaliativos, Matemática

Resumo

Seguindo a linha de pesquisa, Metodologia e técnicas da Matemática, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os principais problemas que envolvem a avaliação matemática, baseando-se na explicação da verdadeira finalidade de se avaliar. A ideia do trabalho surgiu durante as aulas de Matemática, onde após situações diárias pude identificar que os alunos adotam uma reação negativa quando se referem a qualquer instrumento de avaliação, principalmente a prova, que para a maioria é vista como uma “vilã”, além de identificar a visão do professor em relação a essa situação.  A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy, com 60 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no mês de setembro de 2018, para andamento e análise de dados foi aplicado um questionário onde se verificou que para 90% da turma o “medo” da avaliação ocorre pelo fato de muitos professores utilizarem seus resultados como forma de rotear quem é “melhor” ou “pior”, além de constatar que a prova escrita ainda é um dos métodos avaliativos que causa mais rejeição, constatou-se que há uma preferência pela prova objetiva, porém em contrapartida, para os professores os resultados  ruins vem em decorrência da falta de interesse dos próprios alunos, não estão se preparando para as avaliações e muitos deles se negam em realiza-las.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. p 54.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 15 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LUCKESI. C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.

SANT’ ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar?: Critérios e instrumentos. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SAVIANI, D. Saber escolar, currículo e didática. 3 ed. Campinas: Autores associados.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatório. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, R. C. Avaliação educacional. Manaus, Universidade do Estado do Amazonas-PROFOMAR, 2006.

VASCONCELOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad 2005.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Cruz, L. F. da ., Silva, J. L. C. da ., & Tavares, R. . (2020). Avaliação Matemática nos 8 º Anos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Pe. Pedro Gislandy . Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 106–114. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1161