O Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura na Escola

Autores

  • Gilvana Costa Rocha Paula Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Naíola Paiva de Miranda Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • José Gicelmo Melo Albuquerque Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Escola, Leitura, Processo de Ensino e Aprendizagem

Resumo

O estudo versa sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola. Objetiva analisar a aprendizagem da leitura como ponto de partida no sentido de ter a visão de mundo e dos objetos que a cercam. A revisão bibliográfica baseou-se nos aportes teóricos de Paulo Freire (1993), Oliveira (2009), Silva (1985), Zilberman (2003). As discussões se basearam na formação do leitor crítico e sobre o papel do professor no ensino da leitura. O estudo apontou que incentivar o gosto e a paixão dos alunos para que possam tirar proveito pessoal da leitura para a formação do leitor crítico precisa ser objetivo de toda a escola. A reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola, deixou claro que   é a partir do domínio da leitura que o homem constrói a sua sobrevivência e passa a interpretar fatos que acontecem no seu meio social. O estudo contribuiu para evidenciar a necessidade da realização pela escola de estudos sobre a aquisição de leitura. Analisar os fatores que impedem o desenvolvimento da criança neste processo construtivo da leitura com a participação da família. Estabelecer propostas pedagógicas favoráveis a elevação do nível qualitativo de aprendizagem da criança, pois expressar níveis de domínio de leitura pode ser favorável para o desenvolvimento da criança, o que certamente poderá mudar a realidade de sua vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abaurre, M. B. & L. C. Cagliari (1985). Textos espontâneos na primeira série (evidências da
utilização pela criança, de sua percepção fonética da fala para representar e segmentar a
escrita). In: Zilberman, R. & Moysés, J. M. A. (Orgs.). Recuperando a alegria de ler e
escrever. São Paulo: Cortez.

Amato, M. & Garcia, N. A. R. (1998). A biblioteca na escola. In: NEY, A. Biblioteca escolar:
Estrutura e funcionamento. São Paulo: edições Loyola.

Brasil, (1997) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

Barreto, A. M. (2006). Memória e leitura: As categorias da produção de sentidos. Salvador:
EDUFBA.

Chartier, R. (1990). História cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro. Editora
Bertrand.

Freire, Paulo. (1989). Educação como prática para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo. (1993). Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo:
Loyola, 127 p.

Kriegl, M. de L. de S. (2002). Leitura: Um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba.

Marote, D. S. (1996). Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez.

Orlandi, E. P. (1996). A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. Campinas, S.
P.: Pontes.

Piaget, J. (1991) Seis estudos de Psicologia. [Tradução Maria Alice Magalhães D’Amorim e
Paulo Sérgio Lima Silva]. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Pontes, E. A. S. (2019). A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, 8(12), 181-192.

Pontes, E. A. S. (2019). Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, 8(4), 784932.

Queiroz, Cristina Maria de. Oliveira, Cláudio Henrique. Leitura em sala de aula: a formação
de leitores proficientes. RN, 2009. Disponível em:<http://www.webartigos.com >. Acesso em
10 de outubro de 219.

Silva, E. T. da (1985). Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado

Teberosky, A., & Cardoso, B. (Orgs). (2000). Reflexões sobre o Ensino da Leitura e da
Escrita. Petrópolis: Vozes.

Zilberman, R. (2003). A literatura infantil na escola. São Paulo: Global.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Paula, G. C. R. ., Miranda, N. P. de ., & Albuquerque, J. G. M. . (2020). O Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura na Escola. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 141–156. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1163