Contribuição da Segurança do Trabalho na Prevenção de Contaminação de Solos nas ´Áreas de Postos de Combustíveis numa Cidade do Agreste Pernambucano
Palavras-chave:
Contaminação, Segurança, Meio AmbienteResumo
O presente trabalho trata da identificação de contaminação do solo em áreas com postos de combustíveis numa cidade do agreste de Pernambuco, onde a mesma possui mais de trinta postos de revenda de combustível e duas grandes fontes distribuidoras de água mineral comercializada nas cidades vizinhas, e em diversos estados até mesmo no exterior. Diante disso tem-se a necessidade de analisar a situação das áreas de postos revendedores de combustíveis, pois, a existência de uma provável contaminação no solo, poderá contaminar fontes de água mineral, comprometendo a sua qualidade. Este ramo empresarial de postos vem ganhando destaque ao passar dos anos, porém um pequeno descuido em suas instalações poderá afetar diretamente de forma desastrosa o meio ambiente. Logo, identificando as áreas contaminadas por vazamento de combustíveis com agilidade, a solução prática para eliminar esse problema antes de atingir um aquífero será através da aplicação da NR20 norma regulamentadora de produtos explosivos e inflamáveis. Para obtenção de informações sobre as fontes de contaminação, tipo de contaminantes existentes nessa área será realizada análises nos locais dos postos, buscas de dados no site da CPRH – Companhia Pernambucana do Meio Ambiente para coleta de informações, o ISSO 14001 Sistemas de Gestão Ambiental e no Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, além de estudos dos seus laudos passivos e ativos exigido per órgãos fiscalizadores ambientais. A identificação das áreas contaminadas tem grande importância para a busca de estratégias que visem à recuperação do solo naquele local. Assim, trataremos deste problema como prevenção baseado em procedimento operacional contra vazamentos e derramamentos em exigência da NR20 norma regulamentadora pertinente ao ministério do trabalho e emprego.
Downloads
Referências
BRAGA, B. et al. Introdução à engenharia ambiental. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
BRITO, F.V. et al. Estudo da contaminação de águas subterrâneas por BTEX oriundas de postos de distribuição no Brasil. 2005. 6 p.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Disponível em <http://www.cetesbe.sp.gov.br/>. Acesso em: dez. 2006.
CAVALCANTI, A. P. B. Implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades. Soc. nat. (Online), Uberlândia, v. 22, n. 3, dez 2010.
CONAMA. Resoluções: resolução n° 273 de 29 de novembro de 2000. [s.l.]: CONAMA,
[7] CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente – http://www.mma.gov.br/conama. Acesso em: maio 2017.
CPRH, Companhia Pernambucana do Meio Ambiente e Recursos Hídricos– http://www.cprh.pe.gov.br. Acesso em: maio 2017.
ESCRIVAO, G.; NAGANO, M. S.; ESCRIVAO FILHO, E. A gestão do conhecimento na educação ambiental. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 16, n. 1, mar. 2011.
FECOMBUSTÍVEIS. Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Fecombustíveis, 2011.
GOUVEIA, J. L. N. Atuação de equipes de atendimento emergencial em vazamento de combustíveis em postos e sistemas retalhistas. São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003.
[LORENZETT, D. B.; ROSSATO, M. V. A gestão de resíduos em postos de abastecimento de combustíveis. Revista Gestão Industrial, v. 6, n. 2, p. 110-125. Ponta Grossa, PR, 2010.
LORENZETT, D. B. et al. Gestão de recursos hídricos em postos de combustíveis. Diálogos & Ciência, v. 9, n. 26, p. 01-11. Salvador, Bahia, 2011.
[NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-20 – explosivos e inflamáveis. 2009.
PROMMER, H.; BARRY, D.A.; DAVIS, G.B. A one-dimensional reactive multicomponent transport model for biodegradation of petroleum hydrocarbons. Env. Modelling Softw., v. 14, p. 213-223, 1999.
SILVA, M.A. Sistema de Classificação Fuzzy para Áreas Contaminadas. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
TIBURTIUS, E.R.L.; PERALTA-ZAMORA, P.; LEAL, E.S. Contaminação de águas por BTXs e processos utilizados na remediação de sítios contaminados. Química Nova, v. 27, n. 3, p. 441-446, 2004