As Representações Sociais e os Direitos Humanos nos Riscos Socioambientais

Autores

  • Ligia Schwarz Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC
  • Karen Angélica Seitenfus Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC
  • Andréa Barbará da Silva Bousfield Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC

Palavras-chave:

Riscos Socioambientais, Desastres, Representações Sociais, Direitos Humanos.

Resumo

Resumo:

 A realidade humana é espacial. A utilização irregular de espaços urbanos demonstra que as cidades vêm crescendo desordenadamente e que existe um mundo cada vez mais vulnerável. Prova disso, foram as tragédias ocorridas recentemente, em janeiro de 2020, envolvendo a região sudeste do Brasil (RJ, ES, MG). Atualmente, cerca de 60 a 70 milhões de pessoas vivem, convivem e/ou transitam (sem saber) em áreas consideradas de risco. Esse número expressivo se deve principalmente ao descontrole do planejamento urbano, ao grau de exposição das pessoas urbanizadas e às mudanças climáticas. O cenário climático atual exige a constituição de novas escolhas no estilo de vida de nossa sociedade, principalmente, no que compete às mudanças de atitudes individuais e coletivas na relação com o meio diante. A problemática ambiental é intensa e contínua, e implica também na manutenção dos direitos humanos. Apresenta questões subentendidas aos riscos ambientais que pertencem à esfera do social e do simbólico,  que podem ser respondidas e aprofundadas pela Teoria das Representações Sociais (TRS), por meio da interação indivíduo-sociedade. Esta pesquisa buscou investigar variáveis correlatas entre as representações sociais e a gestão de prevenção de desastres. O objetivo deste estudo é apresentar como a Teoria das Representações Sociais (TRS) e suas práticas  podem contribuir nas possíveis interfaces com a Gestão de Riscos de Desastres e a Educação Ambiental. Como proposta metodológica, exploraram-se pesquisas científicas que discutem sobre as Representações Sociais de riscos ambientais. Tratou-se de uma revisão integrativa, realizada entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, em língua portuguesa e inglesa, nas bases de dados da Capes: Web, Scopus, Scielo, PsycInfo, Lilacs. Como resultado, os estudos ressaltaram a importância da utilização teórica da TRS às práticas educativas de questões ambientais, pois apresentam contribuições importantes para a comunidade científica e para a sociedade em geral, porém, apontam insuficiência de literatura que contemple a TRS atrelada aos riscos socioambientais. Desta feita, construir caminhos alternativos para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas causadas pela ação humana é imprescindível.

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Biografia do Autor

Ligia Schwarz, Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC

Psicóloga - CRP 12/15798 graduada pelo Centro Universitário de Brusque/SC- UNIFEBE. Pós-graduada em Counseling pelo Instituto IATES de Curitiba (PR). Pós Graduada pelo Instituto ICHTYS de Curitiba (PR). Mestranda da UFSC/SC e integrante do LACCOS 

Karen Angélica Seitenfus, Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC

Pedagoga graduada pela Universidade do Contestado - UnC Concórdia/SC. Mestre em Educação pela Universidade da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó.Doutoranda da UFSC e integrante do LACCOS - 

Andréa Barbará da Silva Bousfield, Universidade Federal de Santa Cataraina - UFSC

Doutora em Psicologia, Professora do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e membro do Laboratório de Psicologia Social e da Cognição - LACCOS - 

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Schwarz, L. ., Seitenfus, K. A. . ., & Bousfield, A. B. da S. . (2020). As Representações Sociais e os Direitos Humanos nos Riscos Socioambientais . Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 13–32. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1181