O Uso de Jogos, como Ferramenta para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

  • Vera Lucia de Souza Pereira Universidade Politécnica e Artística do Paraguai.
Palavras-chave: Jogos. Ensino-Aprendizagem. Raciocínio-lógico matemático.

Resumo

O presente artigo aborda a importância de usar os jogos como recursos didáticos durante as aulas de matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Aborda também um breve histórico da ludicidade dos tempos antigos que de certo modo fazia parte da vida das crianças, não como objeto de desenvolvimento intelectual e sim de entretenimento e distração. Apresenta  o modo da aquisição de competências matemáticas com recursos e atividades lúdico-manipulativas onde esclarece o fato das crianças aprenderem pegando materiais concretos para melhor absorver os conteúdos propostos pela disciplina em questão. Contempla a importância do jogo na vida de criança, independente da época em que vive, bem como seu efeito majestoso nas aulas de matemática, onde a criança se envolve e solta a imaginação para arquitetar planos para vencer as jogadas. Quando o professor utiliza os jogos nas aulas de matemática como recurso didático metodológico ele percebe que a criança desenvolve o raciocínio mais rápido do que aquele que não joga e que os assuntos abordados na disciplina são absorvidos com maior facilidade e independência. Contudo, se os jogos forem bem planejados e executados com responsabilidade, compromisso e paciência desenvolverá no aluno o verdadeiro ensino aprendizagem de forma significativa.

 

Referências

Apostila da FARES, 6º semestre.

HAETINGER, Max G. O universo criativo da criança na educação, 2005, 4º edição, Instituto criar vol.3.

MENEZES, Sérgio Brandão Defensor. Jogos Matemáticos: Estímulo e Aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 4-21, 2020.

MODESTO, Adélia Pereira Dos Santos; SILVA, Katia Gomes De Oliveira; FUKUI, Regina Kikue. A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 14, p. 59-69, 2020.

MUNARI, Alberto, Coleção educadores Jean Piaget. Recife, 2010.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, Matemática, volume 3. Brasília, 2007.

PASTELLS, Angel Alsina i. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS com recursos lúdicos – manipulativos. Curitiba, 2009.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Verificação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir da ideia intuitiva de uma progressão aritmética. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 114-122, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.

PRÓ LETRAMENTO DE MATEMÁTICO, Brasília-2008.

SANTOS, Santa Marli Pires. O lúdico na formação do educador. Petrópolis - RJ, 2007.

SMOLE K. S.; DINIZ M. I. ; CÂNDIDO P.; Caderno do Mathema. Jogos de matemática do 1º a 5º ano. Porto Alegre - RS, 2007.

STAREPRAVO, Ana Ruth. Jogando com a matemática números e operações. Curitiba, 2009.
Publicado
2020-06-24