SUPERVISÃO E ESTÁGIO: ESCUTANDO A ESCUTA DO NOVO PSICOTERAPEUTA

Autores

  • Esperidião Barbosa Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Eziel da Silva Matos

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.926

Resumo

Este artigo trata de uma experiência de supervisão de estágio em psicologia, com respaldo teórico a partir de orientação psicanalítica. Partimos da ideia de supervisor como referência para uma identidade profissional, sendo a supervisão lugar da palavra cujo sentido se produz na escuta das escutas. A supervisão psicoterapêutica institucional adquire consistência a partir do material do novo psicoterapeuta, a relação entre os envolvidos se nutre da postura ética, desde o sigilo ao manejo do tratamento. Nosso objetivo é apresentar uma peça teórica sobre o processo de estágio supervisionado em psicologia, aliada a determinada experiência na clínica psicoterapêutica em uma instituição de ensino. Primeiro, enfocaremos a Supervisão como referência; na sequência, Contexto supervisionado: espaço da palavra; em seguida, O que dá consistência à supervisão; por último, Campo da reflexão e prática ética. Cada argumentação teórica é corroborada por sucinto relato do então supervisor e respectivo supervisionando, autores do presente texto. Concluímos justificando a qualidade do tratamento, segundo suas diretrizes, e importância da escrita sobre supervisão psicoterapêutica.

Palavras-chave: supervisão psicoterapêutica; palavra; escuta; ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eziel da Silva Matos

Graduado em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Barbosa Neto, E., & Matos, E. da S. (2019). SUPERVISÃO E ESTÁGIO: ESCUTANDO A ESCUTA DO NOVO PSICOTERAPEUTA. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 11–25. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.926