A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E OS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Edileuza Ferreira de Araújo

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Desafios, Discriminação racial, Práticas pedagógicas, Igualdade de direitos

Resumo

Considerando a atualidade sabe-se que a qualidade da educação se configura como um dos principais desafios enfrentados pelos educadores, que incansavelmente buscam estratégias metodológicas a fim de melhorar a educação. Assim este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar a discriminação racial no ambiente escolar e sua relação com a aprendizagem, para tanto ressaltou-se a necessidade de trabalhar práticas pedagógicas que envolve as representações de raça, etnia, cor diferença e preconceito racial. Dessa forma, foi utilizada como metodologia a pesquisa de revisão bibliográfica em artigos, livros e teses. Os dados da pesquisa apontaram que realmente as estratégias pedagógicas precisam contribuir para que o aluno participe ativamente do processo ensino aprendizagem de forma integrante e tenha maior aproveitamento, porém foi possível identificar que as raízes do racismo ainda estão presentes no ambiente escolar e muitos educadores ainda não estão preparados para lidar com isso, portanto é necessário que haja mais investimentos na formação de educadores para que eles possam atender com eficiência os interesses da comunidade escolar. Espera-se que este trabalho possa contribuir no sentido de estimular os educadores a trabalharem com projetos sociais na busca de melhorar a igualdade e a qualidade da educação.

 

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Araújo, E. F. de . (2019). A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E OS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Psicologia & Saberes, 8(12), 138–153. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1081