O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Priscila Franzin da Silva Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Imaculada da Conceição de Oliveira Jesus Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Giselene de Fátima Farias Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso

Palavras-chave:

Inclusão, Socialização, Processo aprendizagem

Resumo

Este trabalho busca mostrar a importância da inclusão no processo de socialização e aprendizagem da criança através de utilização de metodologias pedagógicas alternativas que possibilitem o conhecimento das dificuldades de aprendizagem. Sabemos que muitos educandos são rotulados e deixados de lado por apresentarem grande dificuldade no processo de aprendizagem escolar. Sendo assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi enfatizar a importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar, que são realizadas pelo psicopedagogo em conjunto com outros profissionais. Tendo como base uma questão bibliográfica fundamentada em alguns autores com os possíveis fatores que influenciam o insucesso escolar e que precisam ser considerados na avaliação diagnóstica. Também, foram descritos algumas dificuldades de aprendizagem comuns no âmbito escolar ligado à leitura e a escrita. Através da pesquisa observou-se que quando a criança apresenta dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, isso, lhe causa frustração, e pode desencadear outros problemas. Por isso, essas crianças precisam ser avaliadas por profissionais especializados que levantarão dados que possibilite meios de intervenção adequada no processo de aprendizagem.  

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Referências

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Publicado

2019-10-06

Como Citar

Silva, P. F. da ., Jesus, I. da C. de O. ., & Farias, G. de F. . (2019). O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Revista Psicologia & Saberes, 8(12), 172–180. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1084