A Equoterapia no Tratamento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Aline Kolling Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem
  • Fernanda Aparecida Szareski Pezzi Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem

DOI:

https://doi.org/10.3333/rps.v9i14.1122

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza pelos comportamentos estereotipados e dificuldades na habilidades sociocomunicativas. A equoterapia visa melhorar diversos aspectos do desenvolvimento de indivíduos diagnosticados com TEA. O objetivo desse estudo consiste em compreender a percepção dos pais e de uma psicóloga sobre o processo diagnóstico e os efeitos (físicos, cognitivos e emocionais) da equoterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal e de abordagem qualitativa. Os participantes foram um pai de um menino e a uma mãe de uma menina, ambos diagnosticados com TEA, bem como, uma psicóloga que trabalha com a equoterapia. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise temática. Com base nos resultados percebe-se a relevância da equoterapia no tratamento de crianças com TEA, em que em conjunto com as demais terapias evidenciam evoluções nos aspectos cognitivo, social e motor.

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Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI). Docente no curso de graduação em Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio.  

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

Kolling, A., & Pezzi, F. A. S. (2020). A Equoterapia no Tratamento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 88–102. https://doi.org/10.3333/rps.v9i14.1122