DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Irene da Silva Benathar

Palavras-chave:

Diversidades socioculturais, Escola, Aprendizagem, Alunos, étnico/racial, gênero

Resumo

Este artigo propôs como tema a diversidade sociocultural no ensino- aprendizagem no ensino médio. O intuito desta pesquisa foi contribuir com professores e alunos a conhecerem essa temática da qual povoa a mente de muitos educadores, então com a realização deste trabalho os professores e alunos do ensino médio encontrarão uma solução para abordar tais problemas e buscarão sugestões a fim de transformarem, pelo menos a sociedade em que estão inseridos em relação ao respeito às diversidades étnicas, de gênero e socioculturais. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica para se compreender que significado tem para professores e alunos, a diversidade sociocultural no ensino aprendizagem. A bibliografia levantada serviu de fundamentação para a pesquisa de campo, que teve por finalidade descrever a diversidade sociocultural aqui adotada e contribuir para produção do conhecimento no ensino médio. Essa pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública no município de Santana/AP, no segundo semestre letivo de 2018. Foram entrevistados 2 (dois) professores, 8 (oito) alunos de uma turma da 1º série do ensino médio. O trabalho proporcionou para a pesquisadora um maior conhecimento da metodologia pesquisada e fez com que convivesse mais perto com o pensamento dos docentes e dos alunos, por meio de entrevistas e aplicação dos questionários com perguntas abertas como guião das entrevistas.

 

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Benathar , I. da S. . (2019). DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NO ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO. Revista Psicologia & Saberes, 8(13), 34–58. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1125