A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS COM AUTISMO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
lúdico, conhecimento, TEA, inclusãoResumo
Este trabalho propõe desenvolver um jogo como ferramenta de auxílio para o ensino de ciências no ensino fundamental, tendo como objetivo a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA – dentro da sala de aula. O trabalho consiste em investigar o uso de estratégia educativas adaptadas como meio facilitador no processo de ensino e aprendizagem, fornecer material lúdico para que os alunos com TEA consigam desenvolver suas habilidades e dificuldades mediante a interação e vivencia com os outros educandos, o material didático proposto busca o lúdico através de um jogo de perguntas e respostas na forma de tabuleiro, na qual o aluno deve relacionar seus conhecimentos prévios – subsunçores – com os conhecimentos adquiridos. Dessa forma, o trabalho consiste em uma revisão bibliografia a respeito da inclusão de pessoas com TEA nas series iniciais e seu impacto dentro da sociedade. Além da abordagem principal, esta proposta tem como metas: oferecer um espaço prazeroso de aprendizagem, de interação e diálogo entre professor e alunos, dar visibilidade a estas crianças no ambiente educacional e ampliar a capacidade de participação delas em atividades que envolvam coletivamente a cultura lúdica e o brincar, promovendo o seu desenvolvimento, promovendo a construção do conhecimento e da cidadania, priorizando o respeito e a valorização do ser humano e de suas diferenças.
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