A Importância da Atividade Lúdica na Educação Matemática
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem em matemática, jogos, lúdicoResumo
O processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica representa uma tarefa de muita responsabilidade e de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno. O principal objetivo deste trabalho é descrever sobre a importância do lúdico para o aprendizado do aluno e como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aprendiz, em especial no que diz respeito ao seu conhecimento matemático, sempre levando em consideração a influência que tais atividades podem exercer sobre o processo de ensino aprendizagem. Espera-se que este trabalho contribuía para a apropriação do conhecimento, motivando a aplicação e elaboração desses recursos, para criar situação lúdica que estimula o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
BORIN, Júlian. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 6. ed. São Paulo: IME-USP, 1996.
DAGUANO, Lilian Queiroz; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. O lúdico no universo autista. Linguagem acadêmica, v. 1, n. 2, p. 109-122, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4ed. São Paulo: Cortez, 2000.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PIAGET, J. (1946) A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
PIAGET, J.. Psicologia e Pedagogia. 3. ed. (Trad. D. A. Lindoso e R. M. R. Silva). Rio deJaneiro: Forense-Universitária, 1976. (Orig.: 1969).
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 784932, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.
RIBEIRO, Flávia dias, Jogos e Modelagem na Educação Matemática. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROSADA, Adriane Michele Costa. A importância dos jogos na educação matemática no ensino fundamental. 2013. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4224/1/MD_EDUMTE_2014_2_1.pdf>. Acesso em: Set, 2020.
SANTOS, Genilson Ferreira dos. Os jogos como método facilitador no ensino de matemática. Jussara-GO. 2009.
SANTOS, S. M. P. dos. (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 2000. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
VASCONCELOS, Laércia Abreu. Brincando com histórias infantis: Uma contribuição da Análise do Comportamento para o desenvolvimento de crianças e jovens. Segunda Edição. Santo André: ESETec, 2008.
VYGOTSKY, L.S. - Teoria e método em psicologia. 2. ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1983.