Ensino dos Sólidos Platônicos por Meio da Visualização com Materiais Concretos para os Alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • João Lúcio Campos da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Lydjane Fernades da Cruz Universidade do Estado do Amazonas
  • Erilúcia Silva Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, sólidos de Platão, materiais concretos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar as vantagens da utilização de materiais concretos, uma vez que quando os conceitos são repassados unicamente por meio de livros didáticos, eles tornam abstratos e muito mecanizados. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2018, em duas turmas do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, da Escola Estadual Duque de Caxias Manaus-AM. No momento inicial os alunos assistiram a um vídeo, que abordava a identificação, planificação e diferenciação de cada um dos sólidos, Após essa etapa, os alunos participaram de uma exposição de sólidos platônicos, feita através da utilização de materiais concretos (cartolina e canudinho), para finalizar, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, com o objetivo de avaliar se a compreensão dos conceitos é mais eficaz sendo desenvolvida com essa proposta ou apenas na forma tradicional, exclusivamente por meio dos livros didáticos. Para apresentação dos resultados foram utilizados dois gráficos que confirmam que um dos fatores que contribuíram para a dificuldade inicial enfrentada pelos alunos ocorreu em decorrência ao tempo de ausência sem estudar tais conceitos Matemáticos de Platão, além de aulas dadas de forma muito rápida e sem a constatação devida por parte dos discentes.

 

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Publicado

2020-02-20

Como Citar

Silva, J. L. C. da, Cruz, L. F. da ., & Silva, E. . (2020). Ensino dos Sólidos Platônicos por Meio da Visualização com Materiais Concretos para os Alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 4–15. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1154