O Processo de Ensino e Aprendizagem da Leitura na Escola
Palavras-chave:
Escola, Leitura, Processo de Ensino e AprendizagemResumo
O estudo versa sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola. Objetiva analisar a aprendizagem da leitura como ponto de partida no sentido de ter a visão de mundo e dos objetos que a cercam. A revisão bibliográfica baseou-se nos aportes teóricos de Paulo Freire (1993), Oliveira (2009), Silva (1985), Zilberman (2003). As discussões se basearam na formação do leitor crítico e sobre o papel do professor no ensino da leitura. O estudo apontou que incentivar o gosto e a paixão dos alunos para que possam tirar proveito pessoal da leitura para a formação do leitor crítico precisa ser objetivo de toda a escola. A reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura na escola, deixou claro que é a partir do domínio da leitura que o homem constrói a sua sobrevivência e passa a interpretar fatos que acontecem no seu meio social. O estudo contribuiu para evidenciar a necessidade da realização pela escola de estudos sobre a aquisição de leitura. Analisar os fatores que impedem o desenvolvimento da criança neste processo construtivo da leitura com a participação da família. Estabelecer propostas pedagógicas favoráveis a elevação do nível qualitativo de aprendizagem da criança, pois expressar níveis de domínio de leitura pode ser favorável para o desenvolvimento da criança, o que certamente poderá mudar a realidade de sua vida.
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