Jogos Matemáticos: Estímulo e Aprendizagem
Palavras-chave:
Eficiência, Jogos, MatemáticaResumo
Os jogos sempre fizeram parte da vida do homem. O mais antigo que se conhece foi encontrado na sepultura de um rei babilônico, morto cerca de 2600 anos antes de Cristo. Lá estão o tabuleiro, as peças e os dados. Infelizmente, não se tem as regras, motivo pelo qual não se sabe como jogava. Além da componente competitiva, os jogos funcionam como modelos de situações reais ou imaginárias. Há jogos dos mais variados tipos, desde os de simples de azar (dados e loterias) até os de mais sofisticadas estratégias como o xadrez. Muitos deles podem ser estudados do ponto de vista matemático e outros têm regras que forçam os jogadores a usar raciocínios do tipo lógico – matemático. Este artigo teve como objetivo principal analisar a eficiência dos jogos matemáticos como ferramenta para estimular os alunos da turma do 4º ano do curso de administração do CETEPBP no município de Macaúbas – Bahia – Brasil a gostarem e aprenderem matemática. Para esse objetivo ser alcançado, aprofundou-se nos estudos da construção do conhecimento, construção do pensamento e ensino-aprendizagem que se fundamentou principalmente nos escritos de Platão, Aristóteles e Vygotsky. Para realizar a presente pesquisa, foi empregada a investigação do tipo quantitativo, aplicando um instrumento de coleta de dados, utilizando um questionário em nível descritivo, empregando o método indutivo com apresentação e análise dos resultados através de gráficos. A investigação teve um nível descritivo de desenho experimental. Neste experimento, obteve-se dos alunos elementos que amparam a análise. A partir dos resultados, pode-se perceber a evolução na aprendizagem deles com o uso do jogo na aula de matemática, configurando uma ferramenta pedagógica eficiente. Por fim, os alunos vislumbraram a importância desse instrumento, o qual passou a motivá-los na aprendizagem da matemática de maneira mais prazerosa.
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Referências
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