A Produção Textual dos Alunos do 7o ano, da Escola Municipal Felipe Neris Machado, em Caxingó, PI: Um Destaque para a Intertextualidade

Autores

  • Ana Christina de Sousa Damasceno Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Christiana de Sousa Damasceno Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Produção Textual, Leitura, Intertextualidade

Resumo

Mesmo sendo a leitura reconhecida como elemento fundamental, não só no âmbito escolar é indispensável que a realidade vivenciada, em diversas instituições, deixa muito a desejar quando se tratada produção textual realizada pelos alunos e demais atividades que envolvam o ato de ler e a produção de textos.  Temos como público alvo os alunos, que serão direcionados a uma reflexão prática acerca da sua produção textual por intermédio da intertextualidade, para isso serão utilizados os mais variados gêneros textuais. Diante dessa realidade propomos trabalhar a intertextualidade como meio e incentivo à produção textual. Para tanto nos questionamos como despertar o interesse pela leitura de maneira que desenvolva, também, o gosto pela produção textual em suas variadas tipologias através da intertextualidade dos alunos do 7° ano da Escola Municipal Felipe Neris Machado, em Caxingó (PI)? Nesta pesquisa tivemos como objetivos: Despertar o interesse pela leitura de maneira que desenvolva, também, o gosto pela produção textual em suas variadas tipologias através da intertextualidade; Desenvolver a capacidade de escrever um texto baseado em outro texto; Perceber a relação entre leitura e escrita; Aprofundar o conhecimento de leitura de mundo, partindo da intertextualidade presente nos textos lidos; Refletir sobre o uso da língua escrita, a partir de vários gêneros de textos utilizados no dia a dia. Esta pesquisa baseia-se em uma intervenção realizada na sala supracitada nas aulas de Língua Portuguesa, e tivemos como principais resultados a conectividade da intertextualidade ancorada na produção textual e esta feita partindo, de forma significativa, das reflexões dos alunos.

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Publicado

2020-03-18

Como Citar

Damasceno, A. C. de S. ., Oliveira, C. de S. D. . ., & Brito , M. D. O. . (2020). A Produção Textual dos Alunos do 7o ano, da Escola Municipal Felipe Neris Machado, em Caxingó, PI: Um Destaque para a Intertextualidade. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 136–150. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1178