A Importância das Relações Raciais Dentro do Contexto Escolar

Autores

  • Regina Kikue Fukui Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Katia Gomes De Oliveira Silva Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Adélia Pereira Dos Santos Modesto Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Alline Cristina Moraes da Silva Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Ana Paula de Oliveira Santos Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT
  • Ivoneide das Graças Alves Secretaria Municipal de Barra do Bugres – MT

Palavras-chave:

Preconceito. Educação de Jovens e Adultos. Relações Raciais.

Resumo

Tendo em vista que o aluno no cotidiano da instituição escolar pode apresentar a vivência de circunstâncias como preconceito, descrédito, evidenciando a sua difícil inclusão social, o objetivo deste trabalho foi abordar o problema da descriminação racial e do preconceito no contexto da escola de Ensino Fundamental EJA, verificar como a discriminação racial afeta o aluno em seu ambiente escolar, constatar se o racismo prejudica ou não a aprendizagem do aluno e posteriormente sua vida social e o papel do professor e da própria instituição diante de situações que envolvem o preconceito racial que vem cada vez mais invadindo diversos espaços, inclusive o espaço escolar.  É necessário, portanto, entender que nem um grupo social é melhor ou pior do que o outro, nossa postura deve ser a de não hierarquizar as diferenças seja na sala de aula, no local de trabalho no convívio social e\ou outros. Devemos, então, pautar nossas atitudes no respeito às diferenças, pois tratar igualmente os diferentes pode constituir-se em fonte de mal entendidos e injustiças, quando não são compreendidas as suas diferentes histórias, suas diversidades culturais e sociais. Trás como problematizarão a seguinte questão: A discriminação racial afeta o desempenho escolar do aluno? Já que esse é um problema que envolve uma questão social que influencia a aprendizagem e a vida do aluno. A pesquisa tem como objetivo principal compreender os significados e sentidos atribuídos pelos professores aos processos de ensino\aprendizagem vivenciados na modalidade na EJA. Foi selecionado como campo de investigação a Escola Estadual CEJA 15 de Outubro do município de Barra do Bugres – MT, que oferece a modalidade de ensino referida. O trabalho será norteado tendo como sujeito os professores do 7º ao 8º ano da EJA, o objeto é investigar como eles percebem as relações raciais no cotidiano escolar.

 

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Referências

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

Fukui, R. K. ., Silva, K. G. D. O. ., Modesto, A. P. D. S., Silva, A. C. M. da ., Santos, A. P. de O. ., & Alves, I. das G. . (2020). A Importância das Relações Raciais Dentro do Contexto Escolar. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 167–178. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1188