A Matemática é Arretada: Um Colóquio Entre Dois Irmãos Matemáticos
Palavras-chave:
Matemática. Arretada. Aplicações e Problemas.Resumo
Matemática é uma palavra que tem origem na palavra grega “máthema" que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", que significa "aquilo que se pode aprender”. Este estudo tem como objetivo proporcionar o quanto a matemática é arretada, expondo alguns problemas e desafios matemáticos que foram discutidos nas inúmeras madrugadas que nos reunimos para apresentar esta proposta. Arretada serve para valorizar positivamente um objeto ou pessoa, algo de grandiosidade e beleza. Assuntos ligados à aritmética, álgebra, geometria, grafos, probabilidades, entre outros serão expostos de maneira bastante peculiar e sempre provocando os leitores pesquisadores a perceber o quanto a matemática é arretada. Enfim, a matemática é arretada e poderosa, além de ser prazerosa para os seus apaixonados fieis é intrigante para aqueles que dizem não gostar ou sentem dificuldades em seu aprendizado, muitas vezes herdados de seus professores de infância, porém, mesmo assim, sabem da importância e necessidade dessa ciência de todas as ciências.
Downloads
Referências
BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. História da matemática. Editora Blucher, 2019.
CUNHA, Cézar Pessoa. A importância da matemática no cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2448, p. 0959, 2017.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: uma visão do estado da arte. Proposições, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 7-17, 1996.
DEVLIN, Keith. O gene da matemática. Rio de janeiro: Record, 2005.
FOMIN, Dmitry; GENKIN, Sergey; ITENBERG, Ilia. Círculos matemáticos. Ediciones SM España, 2015.
FRENKEL, Edward. Amor e Matemática – O coração da realidade escondida. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.
POINCARÉ, Henri. A invenção matemática. Investigar para aprender Matemática, p. 7-14, 1996.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, v. 11, n. 29, p. 336-350, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.
PONTES, Edel G. S. Tecnologias para o aprendizado da estatística e probabilidades em cursos de nível superior. Maceió: QGráfica, 2012.
PROVIDÊNCIA, Natalia B. da. 2+2=11. Lisboa: Gradiva, 2001.
SÉRATES, J. Raciocínio Lógico, Volumes I e II. Editora Jonofon Sérates, 11a edição, 2004.
SILVA, Anabela; MARTINS, Susana. Falar de Matemática Hoje é.. Millenium, 2000.
TAHAN, Malba; DE LINHARES, Thais Quintella. O homem que calculava. 2010.