Os jogos teatrais do Teatro do Oprimido de Boal: as possibilidades de construção do letramento político
Palavras-chave:
Jogos teatrais; Letramento político; Emancipação.Resumo
O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a construção do letramento político assumindo a concepção de formação humana integral ou omnilateral, como aquela que contribui para formar sujeitos emancipados, independentemente da origem socioeconômica. No primeiro momento, apresentamos as contribuições de Marx e Engels, no sentido de conduzir o ensino para a formação omnilateral dos sujeitos; em segundo lugar trazemos as contribuições do teatro para o letramento político, na perspectiva da emancipação humana contra a alienação, sob a visão de Brecht e Boal. Para tanto, nossa pergunta é: “Os jogos teatrais do teatro do oprimido contribuem para a formação do cidadão crítico?”
Palavras-chave:
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ADLER, P. A.; ADLER, P. Observational techniques. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. Tradução de José Walter Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ANDRÉ, Marli E. D. A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BELL, J. Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e educação. Lisboa: Gradiva, 1993.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond Funarte, 2009.
BOAL, Augusto. Técnicas Latino-americanas de teatro popular. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1984, p. 47.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de janeiro: Civilização Brasileira , 2000.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 6.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1977.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Nudham Heights, MA: Ally & Bacon, 1998.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Termo de Acordo de Metas e Compromissos. Brasília, 2010. Disponível em: < http://www.uruacu.ifg.edu.br/index.php/Plano-de-Metas/View-category.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2016.
BRECHT, B. Estudos sobre teatro - Bertolt Brecht. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
_________.Teatro completo em 12 volumes/ V.6; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e WolfgngBader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
¬¬¬¬¬¬¬_________.Poemas 1913 – 1956. / Seleção e tradução Paulo César Souza/ São Paulo: Editora Brasiliense S. A, 1967.
CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
Charaudeau, P. & Maingueneau, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais I Antonio Chizzotti -Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COURTNEY, R. Jogo, Teatro e Pensamento: As bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CRICK, B. Education for citizenship and the teaching of democracy in schools. Final report of the Advisory Group on Citizenship. London: Qualifications and Curriculum Authority (QCA), 1998. Disponível em: <www.qca.org.uk/library Assets/media/6123_crick_report_1998.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. XXXVII REDITEC. 02 1 05 de setembro de 2013. Disponível em: Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em 05 jan.2016.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados, 2004.
ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Global editora, 1979. ______. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Moraes, 1983.
FLICK, U. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FONTANA; E; FREY, J. H. Interviewing. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S (Ed.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
FREIRE, P. Educadores de rua: uma abordagem crítica; alternativas de atendimento aos meninos de rua. Bogotá: Editorial Gente Nueva, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: Um reencontro com pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
FRENDA, Perla. Arte em interação. 1ª ed. São Paulo: Ibep, 2013.
FRIGOTTO, G. Educação para a “inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. In: CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. M. (Org.). Mundos do trabalho e aprendizagem. Lisboa: Educa, 2011.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo
Hamburgo: Feevale, 2003.
__________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 12. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
GEE, J.P. The New Literacy Studies: from "socially situated" to the work of the social. In: BARTON, D; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Ed.). Situated Literacies: Reading and Writing in context. London: Routledge, 2000a. p. 180-196.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 8ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. (Coleção Àgere). 2 ed. Campinas: Papirus, 2003.
KLEIMAN, Angela B. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade.
KNOBEL,M. New Literacies. New York: Open University Press, 2011.
KOCH, I G. V. Argumentação e linguagem. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KOCH, I G. V. A interação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOZULIN, A. (1990). La psicología de Vygotski. Madrid: Alinza Editoria. • Marrero, E. (1994).
KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2011.
KOUDELA, Ingrid D. Um voo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992.
KOUDELA, Ingrid D. (Org.). A new literacy sampler. New York, Peter Lang, 2007. 252 p.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Pesquisa. In: Técnica de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LANKSHEAR, C. Literacies Studies in Education. In: PETERS, M. (Org.). After the
Disciplines: The Emergence of Cultural Studies. Westport, CT: Bergin & Garvey, 1999. p. 199-227.
LANKSHEAR, C.; MCLAREN, P. L. Critical literacy: Politics, praxis, and the
postmodern. New York: State University of New York Press, 1993.
LAURIER, E. Participant observation. In: CLIFFORD, N. J.; VALENTINE, G. Key methods in geography. London: Thousand Oaks, SAGE Publication, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1986.
MAAR, Wolfgang Leo. O que é política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
MARX, K. O capital: crítica a economia política. 2 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985. Livro 1, v.1.
______. Capítulo XIII: A maquinaria e a indústria moderna. In. O Capital: crítica economia política. Livro 1, V.1. 20 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
______. “Instrução aos delegados do Conselho Central Provisório” In: MARX e
MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006. ______. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MARQUES, Waldemar. O quantitativo e o Qualitativo na Pesquisa Educacional. Revista Avaliação. V. 2, no 3(5), 1997.
MARTINS Jr., José Paulo; DANTAS, Humberto. O Índice de Participação e a importância da educação. Opinião Pública, Campinas, v. 10, n. 2, p. 268-287, out. 2004.
MENDONÇA, Alzino Furtado de et al. Metodologia Científica: guia para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Faculdades Alves Faria, 2003.
MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
______. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006. ______. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.400p
______. O século XXI: socialismo ou barbárie?. Trad. Paulo Cezar Castanheira. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
MINAYO, M. C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus, 2003.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.
MORAES, R. & GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. Ijuí. 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; 2003.
MUSSALIM, F. (orgs). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ORLANDI, E. Discurso & leitura. Campinas (SP): Ed.Unicamp, 2001.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes, 2009.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Pêcheux M. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET Francoise; HAK, Tony (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.
________. Análise automática do discurso. In: Gadet F, Hak T, organizadores. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2001.p. 61-161.
________. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p. 7-24.
___________. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET Francoise; HAK, Tony (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.
___________. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988.
PERES, Aparecida de Fátima. Saberes e identidade profissional: na formação de professores de língua portuguesa. Prefácio, Cláudia Valéria Doná Hila. Maringá: Eduem, 2010.
PINHEIRO, E. M.; KAKEHASHI, T. Y.; ANGELO, M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 5, p. 717-722, 2005.
PONTECORVO, C.; AJELLO, A. M.; ZUCCHERMAGLIO. C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PUPO, Maria Lúcia de S.B. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva, 1991.
QUIVY, R; CAMPENHOUT, L, V. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
REVERBEL, Olga. Técnicas dramáticas aplicadas à escola. Porto Alegre: Editora do Brasil, 1974.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1989.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica - a apropriação dos gêneros do discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 8, n.3, p.581-612, 2008.
RORIZ, João Pedro. A história das artes dramáticas – das tragédias gregas ao teatro contemporâneo. Porto Alegre: Arte em Voga, 2014.
ROSA, M. V. F. P. C; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados, Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS FILHO, José Camilo e GAMBOA, Silvio Sánchez (Org); Pesquisa educacional: quantidade – qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Tradução: M. A. Andery e T. M. Sério. Campinas: Editorial PSY, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão. v. 9, n. 52, p. 15-21, jul./ago. 2003a.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. N. 25, p. 5-17, jan/fev/mar/abr. 2003b. Retirado de http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE25/RBDE25_03_MAGDA_SOARES.pdf,Acesso em: 02 ago. 2016.
SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e Letramento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2004.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2010.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. n. 8, p. 465-488, 2007.
TORRES, E. F. As perspectivas de acesso ao ensino superior de jovens e adultos da educação especial. 2002. 197 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis, 2002.
UNESCO. The plurality of literacy and its implications for policies and programmes. Unesco Education Sector Position Paper. 2004. Disponível em: <http://unesdoc. unesco.org/images/0013/001362/136246e.pdf> Acesso em: 21 ago. 2016.
VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira; VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena (orgs). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas-SP: Pontes, 2006.
VYGOTSKY, L.S. Educational Psychology. Boca Raton: St.Lucie Press, 1997.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. Tradução de José Walter Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ANDRÉ, Marli E. D. A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BELL, J. Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e educação. Lisboa: Gradiva, 1993.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond Funarte, 2009.
BOAL, Augusto. Técnicas Latino-americanas de teatro popular. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1984, p. 47.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de janeiro: Civilização Brasileira , 2000.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 6.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1977.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Nudham Heights, MA: Ally & Bacon, 1998.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Termo de Acordo de Metas e Compromissos. Brasília, 2010. Disponível em: < http://www.uruacu.ifg.edu.br/index.php/Plano-de-Metas/View-category.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2016.
BRECHT, B. Estudos sobre teatro - Bertolt Brecht. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
_________.Teatro completo em 12 volumes/ V.6; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e WolfgngBader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
¬¬¬¬¬¬¬_________.Poemas 1913 – 1956. / Seleção e tradução Paulo César Souza/ São Paulo: Editora Brasiliense S. A, 1967.
CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
Charaudeau, P. & Maingueneau, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais I Antonio Chizzotti -Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COURTNEY, R. Jogo, Teatro e Pensamento: As bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CRICK, B. Education for citizenship and the teaching of democracy in schools. Final report of the Advisory Group on Citizenship. London: Qualifications and Curriculum Authority (QCA), 1998. Disponível em: <www.qca.org.uk/library Assets/media/6123_crick_report_1998.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016.
DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. XXXVII REDITEC. 02 1 05 de setembro de 2013. Disponível em: Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em 05 jan.2016.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados, 2004.
ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Global editora, 1979. ______. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Moraes, 1983.
FLICK, U. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FONTANA; E; FREY, J. H. Interviewing. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S (Ed.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
FREIRE, P. Educadores de rua: uma abordagem crítica; alternativas de atendimento aos meninos de rua. Bogotá: Editorial Gente Nueva, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: Um reencontro com pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
FRENDA, Perla. Arte em interação. 1ª ed. São Paulo: Ibep, 2013.
FRIGOTTO, G. Educação para a “inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. In: CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. M. (Org.). Mundos do trabalho e aprendizagem. Lisboa: Educa, 2011.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo
Hamburgo: Feevale, 2003.
__________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 12. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.
GEE, J.P. The New Literacy Studies: from "socially situated" to the work of the social. In: BARTON, D; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Ed.). Situated Literacies: Reading and Writing in context. London: Routledge, 2000a. p. 180-196.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 8ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. (Coleção Àgere). 2 ed. Campinas: Papirus, 2003.
KLEIMAN, Angela B. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade.
KNOBEL,M. New Literacies. New York: Open University Press, 2011.
KOCH, I G. V. Argumentação e linguagem. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KOCH, I G. V. A interação pela linguagem. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOZULIN, A. (1990). La psicología de Vygotski. Madrid: Alinza Editoria. • Marrero, E. (1994).
KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2011.
KOUDELA, Ingrid D. Um voo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992.
KOUDELA, Ingrid D. (Org.). A new literacy sampler. New York, Peter Lang, 2007. 252 p.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Pesquisa. In: Técnica de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
LANKSHEAR, C. Literacies Studies in Education. In: PETERS, M. (Org.). After the
Disciplines: The Emergence of Cultural Studies. Westport, CT: Bergin & Garvey, 1999. p. 199-227.
LANKSHEAR, C.; MCLAREN, P. L. Critical literacy: Politics, praxis, and the
postmodern. New York: State University of New York Press, 1993.
LAURIER, E. Participant observation. In: CLIFFORD, N. J.; VALENTINE, G. Key methods in geography. London: Thousand Oaks, SAGE Publication, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 1986.
MAAR, Wolfgang Leo. O que é política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
MARX, K. O capital: crítica a economia política. 2 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985. Livro 1, v.1.
______. Capítulo XIII: A maquinaria e a indústria moderna. In. O Capital: crítica economia política. Livro 1, V.1. 20 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
______. “Instrução aos delegados do Conselho Central Provisório” In: MARX e
MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006. ______. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MARQUES, Waldemar. O quantitativo e o Qualitativo na Pesquisa Educacional. Revista Avaliação. V. 2, no 3(5), 1997.
MARTINS Jr., José Paulo; DANTAS, Humberto. O Índice de Participação e a importância da educação. Opinião Pública, Campinas, v. 10, n. 2, p. 268-287, out. 2004.
MENDONÇA, Alzino Furtado de et al. Metodologia Científica: guia para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Faculdades Alves Faria, 2003.
MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
______. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006. ______. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.400p
______. O século XXI: socialismo ou barbárie?. Trad. Paulo Cezar Castanheira. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
MINAYO, M. C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus, 2003.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.
MORAES, R. & GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. Ijuí. 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; 2003.
MUSSALIM, F. (orgs). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ORLANDI, E. Discurso & leitura. Campinas (SP): Ed.Unicamp, 2001.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes, 2009.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Pêcheux M. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET Francoise; HAK, Tony (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.
________. Análise automática do discurso. In: Gadet F, Hak T, organizadores. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2001.p. 61-161.
________. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p. 7-24.
___________. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET Francoise; HAK, Tony (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.
___________. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988.
PERES, Aparecida de Fátima. Saberes e identidade profissional: na formação de professores de língua portuguesa. Prefácio, Cláudia Valéria Doná Hila. Maringá: Eduem, 2010.
PINHEIRO, E. M.; KAKEHASHI, T. Y.; ANGELO, M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 5, p. 717-722, 2005.
PONTECORVO, C.; AJELLO, A. M.; ZUCCHERMAGLIO. C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PUPO, Maria Lúcia de S.B. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva, 1991.
QUIVY, R; CAMPENHOUT, L, V. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
REVERBEL, Olga. Técnicas dramáticas aplicadas à escola. Porto Alegre: Editora do Brasil, 1974.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Scipione, 1989.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica - a apropriação dos gêneros do discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 8, n.3, p.581-612, 2008.
RORIZ, João Pedro. A história das artes dramáticas – das tragédias gregas ao teatro contemporâneo. Porto Alegre: Arte em Voga, 2014.
ROSA, M. V. F. P. C; ARNOLDI, M. A. G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados, Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS FILHO, José Camilo e GAMBOA, Silvio Sánchez (Org); Pesquisa educacional: quantidade – qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Tradução: M. A. Andery e T. M. Sério. Campinas: Editorial PSY, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão. v. 9, n. 52, p. 15-21, jul./ago. 2003a.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. N. 25, p. 5-17, jan/fev/mar/abr. 2003b. Retirado de http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE25/RBDE25_03_MAGDA_SOARES.pdf,Acesso em: 02 ago. 2016.
SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e Letramento. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2004.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2010.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. n. 8, p. 465-488, 2007.
TORRES, E. F. As perspectivas de acesso ao ensino superior de jovens e adultos da educação especial. 2002. 197 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis, 2002.
UNESCO. The plurality of literacy and its implications for policies and programmes. Unesco Education Sector Position Paper. 2004. Disponível em: <http://unesdoc. unesco.org/images/0013/001362/136246e.pdf> Acesso em: 21 ago. 2016.
VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira; VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena (orgs). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas-SP: Pontes, 2006.
VYGOTSKY, L.S. Educational Psychology. Boca Raton: St.Lucie Press, 1997.
Downloads
Publicado
2020-05-22
Como Citar
Borges, M. A. de O. . (2020). Os jogos teatrais do Teatro do Oprimido de Boal: as possibilidades de construção do letramento político. Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 142–173. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1220
Edição
Seção
Artigos