Relato de Experiência: potencialidades de uma aluna com deficiência intelectual
Palavras-chave:
Educação Especial; Educação Inclusiva; Deficiência Intelectual.Resumo
Atualmente, na educação inclusiva brasileira tem se constatado uma gradual atenção perante as políticas públicas, institucionais e legais, no entanto há uma disparidade entre o modelo ideal de educação inclusiva e a realidade educacional que vivenciamos na contemporaneidade. Orientados pela experiência de estágio com uma aluna que possui deficiência intelectual severa, microcefalia e paralisia cerebral, através de um estudo de caso, objetivamos por meio deste apresentar a deficiência intelectual sob a perspectiva das potencialidades no que se refere às faculdades mentais e cognitivas demostradas durante o período de estágio que ocorreu entre os meses de abril a junho de 2018, em uma escola da rede pública. Nos resultados recorremos aos aspectos motores, cognitivos e socioemocionais. No primeiro quesito identificamos um relevante desenvolvimento motor, sobretudo na coordenação motora fina, com relação à cognição habilidades como organização, independência e memória se destacavam e por último, nos aspectos socioemocionais, observamos a extensa rede de laços que a aluna matinha na escola com os funcionários e colegas. Diante da experiência, constatou-se que a deficiência intelectual, não define como um entrave para o processo de ensino aprendizagem e que dentro das suas limitações encontram-se possibilidades que exigem um olhar sensível partindo do profissional da educação e dos membros da sociedade.
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