Relato de Experiência: potencialidades de uma aluna com deficiência intelectual

Autores

  • Eline Cristina de Paula Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Meiriany Gomes Serejo Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Suêdes Gomes Silva Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Bruna Pamela dos Reis Souza Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba
  • Leonardo Santos Miranda Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Inclusiva; Deficiência Intelectual.

Resumo

Atualmente, na educação inclusiva brasileira tem se constatado uma gradual atenção perante as políticas públicas, institucionais e legais, no entanto há uma disparidade entre o modelo ideal de educação inclusiva e a realidade educacional que vivenciamos na contemporaneidade. Orientados pela experiência de estágio com uma aluna que possui deficiência intelectual severa, microcefalia e paralisia cerebral,  através de um estudo de caso, objetivamos por meio deste apresentar a deficiência intelectual sob a perspectiva das potencialidades no que se refere às faculdades mentais e cognitivas demostradas durante o período de estágio que ocorreu entre os meses de abril a junho de 2018, em uma escola da rede pública. Nos resultados recorremos aos aspectos motores, cognitivos e socioemocionais. No primeiro quesito identificamos um relevante desenvolvimento motor, sobretudo na coordenação motora fina, com relação à cognição habilidades como organização, independência e memória se destacavam e por último, nos aspectos socioemocionais, observamos a extensa rede de laços que a aluna matinha na escola com os funcionários e colegas. Diante da experiência, constatou-se que a deficiência intelectual, não define como um entrave para o processo de ensino aprendizagem e que dentro das suas limitações encontram-se possibilidades que exigem um olhar sensível partindo do profissional da educação e dos membros da sociedade.

 

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Biografia do Autor

Eline Cristina de Paula Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Pedagogia - UFPI; Pós graduanda em Neuropsicopedagogia- ISEPRO.

Meiriany Gomes Serejo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Pedagogia- UFPI; Pós graduanda em Neuropsicopedagogia- ISEPRO.

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação (UTIC – PY), Pedagoga (UFPI), Especialista em Língua Brasileira de Sinais (INTA - PI e UFPI), Especialista em Educação Infantil (ISEPRO-PI), Pós graduanda em Psicopedagogia (DEXTER – PI) e Graduanda em Letras Libras (UNIASSELVI – PI). 

Suêdes Gomes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduando no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Bruna Pamela dos Reis Souza, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduanda do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba. 

Leonardo Santos Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí - campus Parnaíba

Graduando em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba. Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Parnaíba.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Silva, E. C. de P. ., Serejo, M. G. ., Brito, M. D. O. ., Silva, S. G. ., Souza, B. P. dos R., & Miranda, L. S. . (2020). Relato de Experiência: potencialidades de uma aluna com deficiência intelectual . Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 181–191. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1222

Edição

Seção

Relatos de Experiências