Avaliação de preferência de recursos didáticos de um programa informatizado de leitura com fábulas

Autores

Palavras-chave:

Avaliação de preferência; Programa de ensino informatizado; Compreensão leitora; Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

Este artigo apresenta três estudos de avaliação de preferência. Tais estudos serviram como base para o desenvolvimento de um programa informatizado de leitura com fábulas. Neste programa, os alunos leem fábulas clássicas e respondem a questões de múltipla escolha que avaliam e exercitam a compreensão. Os participantes desta pesquisa eram estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. Cada estudo avaliou a preferência por um tipo de recurso didático: no Estudo 1, a preferência por diferentes tipos de feedback positivo dado a respostas corretas (gifs ou sistema de pontos); no Estudo 2, a preferência dos participantes por mascote ou caixa de texto nas instruções e feedback; no Estudo 3, a preferência por exercícios com contingência para resposta de observação e dicas visuais. Os participantes testavam duas versões de forma alternada, para que pudessem comparar e apontar qual delas preferiam. As respostas dos participantes foram aferidas quantitativamente e, em termos qualitativos, foram registradas suas opiniões sobre o que gostavam mais nas versões preferidas. Esta pesquisa demonstrou um método para se fazer avaliação de preferência com esse tipo de material, podendo servir como referência para estudos futuros que busquem desenvolver outros programas informatizados de ensino.

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Biografia do Autor

José Umbelino Gonçalves Neto, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Psicologia (2019) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Psicologia, em 2013, pela Universidade Federal do Ceará e graduado em Letras (Português e Literaturas Vernáculas) em 2007 por essa mesma Universidade. Atua como colaborador no projeto de extensão Laboratório de Análise do Comportamento - LANAC da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Camila Domeniconi, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Pós doutorado na Universidade do Minho e na Universidade de Barcelona. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Docente do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CPNq. 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Umbelino Gonçalves Neto, J. ., Campos Balog, L., & Domeniconi, C. (2022). Avaliação de preferência de recursos didáticos de um programa informatizado de leitura com fábulas. Revista Psicologia & Saberes, 10(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1346