Avaliação de preferência de recursos didáticos de um programa informatizado de leitura com fábulas
Palavras-chave:
Avaliação de preferência; Programa de ensino informatizado; Compreensão leitora; Análise do Comportamento AplicadaResumo
Este artigo apresenta três estudos de avaliação de preferência. Tais estudos serviram como base para o desenvolvimento de um programa informatizado de leitura com fábulas. Neste programa, os alunos leem fábulas clássicas e respondem a questões de múltipla escolha que avaliam e exercitam a compreensão. Os participantes desta pesquisa eram estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. Cada estudo avaliou a preferência por um tipo de recurso didático: no Estudo 1, a preferência por diferentes tipos de feedback positivo dado a respostas corretas (gifs ou sistema de pontos); no Estudo 2, a preferência dos participantes por mascote ou caixa de texto nas instruções e feedback; no Estudo 3, a preferência por exercícios com contingência para resposta de observação e dicas visuais. Os participantes testavam duas versões de forma alternada, para que pudessem comparar e apontar qual delas preferiam. As respostas dos participantes foram aferidas quantitativamente e, em termos qualitativos, foram registradas suas opiniões sobre o que gostavam mais nas versões preferidas. Esta pesquisa demonstrou um método para se fazer avaliação de preferência com esse tipo de material, podendo servir como referência para estudos futuros que busquem desenvolver outros programas informatizados de ensino.
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