A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PSICOTERAPEUTA

OS PROCESSOS SUBJETIVOS DE ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA CLÍNICA

Autores

  • Bianca Viana Coutinho Centro Universitário Santo Agostinho
  • Carlos Eduardo Gonçalves Leal
  • Marcelo Dias de Negreiros Junior

Palavras-chave:

psicologia clínica, psicoterapia, formação, Estágio obrigatório

Resumo

A Psicologia Clínica vem se consolidando como um importante campo de atuação profissional no contexto das políticas públicas de saúde mental. Diante da complexidade desse cenário o debate sobre a formação profissional e o modo como esse processo dialoga com a realidade social assume relevância, por sinalizar os limites e possibilidades dos cursos de graduação. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos subjetivos que medeiam a construção da identidade de psicoterapeuta em estagiários de Psicologia Clínica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa construtivo-interpretativa, com base nos princípios da Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey (GONZÁLEZ REY; MITJÁNS MARTÍNEZ, 2017). A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com 4 estudantes de graduação em Psicologia vinculados ao Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica. A experiência de formação em um currículo generalista foi importante para desconstruir concepções restritas sobre a prática em psicologia, ampliando a leitura a respeito do sujeito e do fenômeno psicológico, tendo por base a realidade social. O contato com usuários de serviços psicológicos, a aproximação com aspectos emergentes no âmbito das políticas públicas, a emocionalidade presente na relação pedagógica, esses aspectos foram significativos no processo de formação.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Viana Coutinho, B., Gonçalves Leal, C. E., & Dias de Negreiros Junior, M. (2022). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PSICOTERAPEUTA: OS PROCESSOS SUBJETIVOS DE ESTAGIÁRIOS DE PSICOLOGIA CLÍNICA. Revista Psicologia & Saberes, 11(1). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1412