CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A psicologia escolar e educacional é uma das áreas mais tradicionais de atuação profissional em psicologia. A presença de psicólogos na educação básica tem sido bem documentada pela literatura científica, ao contrário do que ocorre com a prática psicológica no ensino superior, ainda marcada por lacunas teóricas e metodológicas e por fragilidades quanto à consolidação da identidade profissional nesse contexto. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as concepções e práticas de aconselhamento psicológico desenvolvidas por psicólogos que atuam no contexto do ensino superior. Para isso, foi realizada um estudo de caso, no qual participou uma psicóloga que atua no ensino superior. Como procedimento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a prática do aconselhamento psicológico desenvolvida pela participante expressa um viés clínico, que individualiza as queixas apresentadas pelos estudantes, desconsiderando o contexto institucional.
Downloads
Referências
CIANTELLI, Ana Paula Camillo; LEITE, Lúcia Pereira; NUERNBERG, Adriano Henrique. Atuação do psicólogo nos “núcleos de acessibilidade” das universidades federais brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2017, v. 21, n. 2 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 303-311. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121119>. Epub May-Aug 2017. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121119.
CAIXETA, Juliana Eugênia; SOUSA, Maria do Amparo de. Responsabilidade social na educação superior: contribuições da psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2013, v. 17, n. 1 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 133-140. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014>. Epub 26 Jul 2013. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100014.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luís. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luís; MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2016, v. 33, n. 2 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 199-211. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003>. ISSN 1982-0275. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003.
MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2012, v. 16, n. 1 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 136-142. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014>. Epub 26 Jul 2012. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014.
MOURA, Fabrício Rodrigues de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2016, v. 20, n. 3 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 503-514. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036>. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031036.
SANTANA, Alba Cristhiane; PEREIRA, Alciane Barbosa Macedo; RODRIGUES, Larissa Goulart. Psicologia Escolar e educação superior: possibilidades de atuação profissional. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 2 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 229-237. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182736>. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182736.
SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Aconselhamento psicológico como área de fronteira. Psicologia USP [online]. 2015, v. 26, n. 3 [Acessado 13 Junho 2021] , pp. 407-413. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-656420140033>. ISSN 1678-5177. https://doi.org/10.1590/0103-656420140033.