INTERVENÇÕES COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Terapia cognitivo comportamental em crianças vitimas de violência sexual

Autores

  • Fernanda Marques Paz UNICNEC
  • Douglas Möllerke Norte
  • Vanessa Andina Teixeira FACTUM

Palavras-chave:

violência sexual infantil, Terapia Cognitivo Comportamental, Intervenções Psicoterapêuticas, Saúde Mental Infantil, Trauma Psicológico

Resumo

A violência é um problema de saúde pública vitimizando crianças e adolescentes no mundo. Objetivo: Conduzir uma revisão integrativa da literatura para identificar quais são as principais contribuições das intervenções cognitivo-comportamentais no contexto de violência sexual infantil. Método: foram realizadas pesquisas nas bases de dados BVS, SCIELO, PEPSIC, PUBMED e MEDLINE, utilizando os seguintes descritores “sexual abuse”, “cognitive-behavioral therapy” e “childhood”,combinados individualmente através do operador booleano “and”. Resultados: Dos 108 artigos selecionados, apenas 14 preencheram critérios de inclusão. Os achados apontam que a TCC tem um impacto positivo em relação às sequelas do abuso sexual sendo a evidência mais forte, a melhora dos sintomas de TEPT. Discussão: Mesmo que unânime nos estudos selecionados para a revisão sugere-se que fomente-se pesquisa, para conquistarmos robustez científica e uma melhor tomada de decisão pelos profissionais que atuam com violência, bem como a otimização de escalas que normatizem as melhoras dentro de cada quadro.

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Biografia do Autor

Vanessa Andina Teixeira, FACTUM

Professora do Curso de Psicologia e Enfermagem da FACTUM.
Professora do Curso de Psicologia da Estácio.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Marques Paz, F., Norte, D. M., & Teixeira, V. A. (2022). INTERVENÇÕES COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA: Terapia cognitivo comportamental em crianças vitimas de violência sexual. Revista Psicologia & Saberes, 11(2). Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1437