ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR DISCENTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS
Palavras-chave:
Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Atenção Primária em Saúde, Terapia OcupacionalResumo
Resumo: As equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família desenvolvem diferentes estratégias para um cuidado mais integral à saúde dos(as) usuários(as) do Sistema Único de Saúde. Este artigo tem como objetivo colaborar na identificação e descrição de atividades desenvolvidas por discentes de terapia ocupacional nas equipes e-Multi, na perspectiva dos(as) usuários(as). O embasamento teórico que alicerçou o estudo foi o Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório com a realização de três grupos focais, totalizando 24 participantes, que mantiveram assiduidade nos grupos de atividades desenvolvidos pelos(as) estudantes no período de, no mínimo, um ano. Para análise das informações, foram realizadas transcrições sequenciais, transcrições integrais e construção de mapas dialógicos, utilizando-se dos temas/categorias identificadas. A partir das falas dos(as) usuários(as), as atividades foram identificadas e discriminadas em: atividades de educação em saúde, atividades de estimulação cognitiva; atividades comemorativas; atividades externas; práticas corporais e oficinas terapêuticas. Considera-se que a identificação e descrição das atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas pelos(as) estagiários(as), a partir dos discursos dos(as) usuários(as), podem auxiliar no planejamento da prática discente e construção de objetivos mais claros na intervenção terapêutica ocupacional.
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