A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Sônia Helena Costa Galvão de Lima

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v2i2.220

Resumo

RESUMOEste artigo teve comoobjetivo estudar, analisar e compreender, a importância da dimensão relacionale humana para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas. Para isso, oestudo partiu da seguinte questão de pesquisa: As dimensões relacionais ehumanas são dimensões relevantes para uma prática pedagógica inclusiva? Oestudo do ponto de vista dos seus objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória,com o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Como resultados, sinalizaque, as práticas educativas inclusivas só poderão ser uma realidade nasinstituições educacionais em qualquer nível de ensino, com o necessário investimento em formação em humanidade, paraque se possibilite o desenvolvimento de um novo olhar, um olhar que não secentre apenas nas dificuldades e nos impedimentos, e sim, nas possibilidades deaprendizagem e na compreensão de como os alunos aprendem e de qual a melhorforma de ensinar, com o efetivo discernimento, que uma limitação não pode e nem deve serentendida como o limite de uma pessoa. PALAVRASCHAVE: Educação. Educação Inclusiva. Prática Educativa.

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Biografia do Autor

Sônia Helena Costa Galvão de Lima

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Lima, S. H. C. G. de. (2013). A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INCLUSIVA. Revista Psicologia & Saberes, 2(2). https://doi.org/10.3333/ps.v2i2.220