Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.730

Resumo

A quinta edição da Revista Psicologia & Saberes apresenta quatro artigos de diferentes abordagens e voltadas para as áreas de Educação. Os textos apresentam questionamentos bastante relevantes e que devem contribuir significadamente para estudantes, professores e pesquisadores que venham utilizar de nossa revista,


O primeiro artigo de autoria de Marcus Alexandre Buarque da Silva, do Instituto Federal de Alagoas, retrata uma das grandes preocupações dos cursos técnicos dos Institutos Federais: a evasão de estudantes do curso de Mecânica. Para o autor os fatores determinantes da evasão escolar são o desemprego, o próprio jovem, a desestruturação familiar, as políticas de governo, sem que, com isto, eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão dos jovens no sistema educacional.


O segundo texto de Luciano Martins da Silva, da Universidad San Carlos, mostra os benefícios do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Percebe-se que atividade lúdica e de extrema importância para educação e essencial no trajeto de evolução do individuo, influenciando o despertar de suas potencialidades físicas, afetivas e emocionais.


Em seguida, vem o texto de Maria do Perpétuo Socorro Tenório Duarte, do Instituto Federal de Alagoas, com a temática da educação, da inclusão e das políticas públicas com relação aos alunos do ensino Médio do IFAL. Para a autora, o papel do assistente social no processo de inclusão social de estudantes é de extrema importância. E seu trabalho justifica-se pelo desenvolvimento de programas de apoio, auxilio estudantil e incentivo aos alunos envolvidos.

E por fim, um artigo da pesquisadora Rita de Cássia Tenório Duarte, do Instituto federal de Alagoas, que retrata acerca da integração entre docentes, não-docentes, família e comunidade no processo pedagógico do IFAL. Para a autora existe uma necessidade de integração entre a organização educacional e seu publico-alvo, visando uma educação de qualidade, democrática e participativa.

Desta forma, espera-se que está edição seja de grande valia e possa contribuir para o crescimento da ciência e na geração de novos conhecimentos. Boa leitura a todos os leitores e leitoras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Educação com ênfase em Ensino de Matemática. Mestre em Estatística, Licenciado em Matemética. Professor do Instituto Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2018). Editorial. Revista Psicologia & Saberes, 4(5), 1–2. https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.730