EDUCAR PARA A COMPLEXIDADE

Autores

  • Tâmara Moraes Bastos Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.735

Palavras-chave:

Ensino Globalizado, Formação Integral, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Diante das transformações sociais exigindo a muitos jovens e adultos o retorno à escola frente à necessidade de se preparar para enfrentar os inúmeros desafios impostos pela atual sociedade, vemos a necessidade de se construir uma educação que leve a formação integral desses sujeitos. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo contribuir para formação integral de alunos jovens e adultos através do desenvolvimento de um ensino globalizado de química; para isso, realizamos uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo pesquisa-ação e descritivo, com alunos jovens de adultos, pertencentes ao Curso Técnico de Artesanato do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pesquisa revelou que a formação integral acontece quando se constrói diferentes aprendizagens, e quando se considera o ser humano em sua globalidade; para isso, é necessário que os conteúdos de ensino dialoguem com os fatos reais, e, que as atividades educativas busquem estimular os aspectos emocionais, estéticos, criativos e intuitivos do aluno, os quais são fundamentais para que o aluno possa fazer novas descobertas sobre si mesmo, sobre suas potencialidades, além de adquirir novas posturas e atitudes frente sua realidade.

 

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

Bastos, T. M. (2016). EDUCAR PARA A COMPLEXIDADE. Revista Psicologia & Saberes, 5(6), 32–44. https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.735