A MEDIAÇÃO PELA LINGUAGEM NA RELAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS-ESCOLA PARA O ENSINO CTS
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.737Palavras-chave:
Divulgação científica, integração escola-centro de ciências, ensino CTS, linguagem adequada.Resumo
No trabalho de divulgação científica, os museus funcionam como uma espécie de interface entre os centros de produção de ciência e tecnologia, a sociedade e a escola. O museu e centro de ciências quando assumem pretensões de ensino procuram complementar a formação científico-escolar em diferentes níveis de ensino. O objetivo dessa revisão literária é mostrar que, uma relação mais efetiva entre o museu ou centro de ciências e a escola passa pela necessidade da escola incorporar o ensino CTS (ciência, tecnologia, sociedade), normalmente praticado pelos meios de divulgação científica. Nesse cenário complementamos nosso objetivo apontando que a integração da divulgação cientifica a programação escolar sobre determinada temática passa pela adequação de um relativismo lingüístico-sociocultural que possa promover o domínio de um pensamento científico superior. De maneira que, normalmente, existem dificuldades no processo de mediação na recepção da mensagem entre o comunicador e o indivíduo que recebe as informações; que precisa ser controlada, regulada, contornada por pensamentos, em nível de uma compreensão adequada ao que se propõe atender.
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