A IMPLICAÇÃO DAS EMOÇÕES NO INÍCIO DA VIVÊNCIA HOSPITALAR EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v5i6.764Palavras-chave:
Emoções, Estudantes de Enfermagem, Processos de Enfermagem, Enfermagem Prática.Resumo
O ensino prático assistencial no currículo de enfermagem é de extrema importância por apresentar ao discente a realidade profissional. A formação pretende garantir a capacitação dos acadêmicos em relação à autonomia e discernimento para assegurar a integralidade e a humanização da assistência. Assim, é necessário discutir o estado emocional do acadêmico, dentro e fora do ambiente hospitalar. O estudo pretendeu descrever a implicação do início da vivência hospitalar no surgimento de emoções conflitantes em graduandos de enfermagem. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e de campo que desenvolveu 10 entrevistas semiestruturada com acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública. As falas foram analisadas e interpretadas por meio da Análise Temática. Os resultados apontam que as primeiras experiências práticas no campo hospitalar provocam uma série de emoções que pode beneficiar a formação do discente ou prejudica-la. A forma de lidar como este aspecto pelo estudante, pelos docentes e pela instituição de ensino aparece como fator essencial na formação de profissionais mais bem preparados. Conclui-se que o aprofundamento de estudos dessa temática pode possibilitar a criação de estratégias que transformem situações negativas detectadas em possibilidades de qualificação do processo ensino-aprendizagem.Downloads
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