A ESCOLA DE SUPERVISORES CLÍNICO-INSTITUCIONAIS: estratégias de formação para humanização e qualificação das práticas de atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.765Palavras-chave:
Apoio Institucional, Saúde Mental, Formação de Recursos Humanos, Fortalecimento Institucional, Educação.Resumo
A Política Nacional de Saúde Mental tem promovido significativa expansão de serviços de saúde mental no Brasil. A proposta de criação das Escolas de Supervisores Clínico-Institucionais da rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas, aprovada a partir da necessidade de humanizar e qualificar o cuidado prestado nestes serviços constitui-se em importante estratégia de apoio institucional na formação de supervisores. A articulação entre a Gerência de Núcleo da Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, oportunizou a materialização da Escola de Supervisão Clínico-Institucional de Alagoas. Este artigo relata a experiência dos docentes das instituições envolvidas na realização deste projeto e aponta mecanismos de sustentabilidade e de fortalecimento enquanto dispositivo permanente de formação, de troca de experiência, circulação e produção de conhecimento.
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