A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.776Palavras-chave:
Ato de Ensinar do Professor, Ato de Aprender do Aluno, Relação Professor – Aluno.Resumo
Diversas pesquisas são realizadas anualmente na Educação Matemática no intuito de buscar respostas que tratam do ensino e aprendizagem de matemática e a relação professor e aluno em todo processo de construção do saber. Este artigo tem como objetivo apresentar uma sugestão para maximizar o ensino e aprendizagem de matemática através do dueto professor – aluno. O Ato de Ensinar do Professor, o Ato de Aprender do Aluno e a Relação Professor – Aluno são três situações extremamente primordiais para alcançarmos o sucesso desejado. Pode-se afirmar com total precisão que quando se mantém um bom relacionamento entre o professor e o aluno no ambiente de ensino e aprendizagem de matemática, a busca pelo saber matemático se torna eficiente e consequentemente melhora o rendimento escolar. Se cada um, professor e aluno, desempenhar seu papel de maneira eficiente e respeitando as diferenças e diversidades do mundo moderno, teremos um resultado pleno de êxitos e de conquistas.
Downloads
Referências
BICUDO, Maria A. V. Educação Matemática. 2.ed.São Paulo: Centauro, 2005.
D’ AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. P. 15-19.
DA SILVA, Américo Junior Nunes; DO NASCIMENTO, Ana Maria Porto; MUNIZ, Cristiano Alberto. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.
DEVLIN, K. J. O gene da matemática. (ed. 2). Rio de Janeiro: Record, 2013.
NASCIMENTO, Edvaldo Lopes; SCHIMIGUEL, Juliano. Referenciais Teórico-Metodológicos: Sequenciais Didáticas com Tecnologias no Ensino de Matemática na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 115-126, 2017.
PAULA, Samantha C. R. de, RODRIGUES, Chang K., SILVA, Julio C. da. Educação Matemática e Tecnologia: Articulando práticas geométricas. Curitiba: Appris, 2016.
PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Avaliações externas em matemática: estímulo para o professor ser um investigador. Revista Thema, v. 14, n. 3, p. 284-290, 2017.
PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e matemática, n. 31, p. 9-20, 1994..
PONTE, João Pedro da (Org.). Relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: Projeto MPT e APM, 1999.
PONTE, João Pedro da; BROCADO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas em Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT – Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. The Teaching Practice of the Mathematics Teacher in Basic Education: A Vision in the Brazilian School. International Journal of Humanities and Social Science Invention (IJHSSI), v. 7, n. 6, p. 86-89, 2018.
CARVALHO, Renata, PONTE, João Pedro da. O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais. In: PONTE, João Pedro da (org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. 2014.
SANTROCK, Jonh W. Psicologia Educacional. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
SHULMAN. L. S. Those Who Understand: Knowledge Growthin Teaching. Educational Researcher, v. 15, n.2, p. 4-14, 1986.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen VR; BARTHOLO JUNIOR, Roberto dos Santos. O professor eo ato de ensinar. Cad. Pesqui. São Paulo, v. 35, n. 126, p. 689-698, dezembro de 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000300008&lng=en&nrm=iso>. acesso em 01 de junho de 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300008.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.