VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autores

  • Ana Leticia Aquino Arrúa Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Ângela Souza Sales Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Francisca Maria Portela Peres de Holanda Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Gutemberg Germano da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Izaqueu Chaves de Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Suely Dantas de Oliveira Moura Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.884

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar a violência ocorrida no ambiente escolar ante o comportamento de crianças e adolescentes, vez que a temática é bastante relevante, pois interfere diretamente na aprendizagem, bem como na qualidade de vida desses sujeitos de direitos. As fontes utilizadas são formadas por uma escolha de documentação direta e indireta, apresentando-se, por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas, internet e legislação específica, tudo em conformidade com o caminho percorrido. É dever de todos oferecer o convívio salutar e harmônico de crianças e jovens, seja na escola ou na família preparando-os para a sociedade de um modo em geral, tornando-os pessoas com laços de afetividade, e, sobretudo, com dignidade humana.  Na pesquisa foram abordadas as formas de violência escolar, os fatores de risco que contribuem para o surgimento da violência escolar, bem como as consequências da violência escolar.

 

Palavras-chave: Violência escolar. Crianças e adolescentes. Responsabilidade. Fenômeno Social.

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Publicado

2019-02-23

Como Citar

Aquino Arrúa, A. L., Sales, Ângela S., Holanda, F. M. P. P. de, Silva, G. G. da, Oliveira, I. C. de, & Moura, S. D. de O. (2019). VIOLÊNCIA ESCOLAR. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 170–177. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.884