A CAPACIDADE DE GERAR SOLUÇÕES EFICIENTES E ADEQUADAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.891Resumo
No ensino de matemática, em qualquer que seja o nível, é fácil perceber diversas inquietações e indagações de alunos sobre sua real aplicabilidade, contextualidade, utilidade e compreensão. Este artigo tem como objetivo encontrar soluções eficientes e adequadas no processo de ensino e a aprendizagem da matemática. No mundo atual é necessário construir e desenvolver novas técnicas de ensino e aprendizagem da matemática que possa estimular o novo em nossos alunos. E a base desta construção fundamenta-se em quatro pilares (RICA): Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem. Metodologicamente, partimos de um exercício de observação de um tópico de matemática em uma turma, de 25 alunos, do Curso Médio Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas e os resultados obtidos mostram que o modelo apresentado é bastante eficiente e motivador, gerando no aluno a curiosidade de enfrentar novos desafios no aprendizado da matemática.
Palavras-chave: Ensino de matemática. Raciocínio Lógico. Inteligência Matemática. Criatividade. Aprendizagem.